Grupo de Jovens Ágape

devoltaaoprimeiroamor@gmail.com, Uberlândia MG, Brazil
Para o Grupo de Jovens Ágape aprender a viver uma vida em comunidade à luz dos valores cristãos, constituindo a unidade e comunhão entre o grupo é o nosso maior propósito...afinal somos mais que participantes do mesmo grupo ou simplesmente amigos... o nosso valor principal é fazer parte de uma família...a família Ágape.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Pentecostes - Espírito Santo em ação


Vamos imaginar uma cesta de cheia de balas, quando olhamos para ela o que pensamos? Inúmeras coisas nos vêm à cabeça, mas só sabemos o verdadeiro gosto das balas se as experimentarmos.
Dessa mesma forma só vamos saber o verdadeiro poder do Espírito Santo, quando nós experimentarmos verdadeiramente desse Espírito que Deus nos dá.

Somos como um copo de leite com toddy, quando fica sem misturar o toddy repousa no fundo e o leite tem apenas gosto de leite, e preciso que se misturem os dois, para que o toddy faça efeito, assim acontece conosco é necessário que nós estejamos sempre mexendo o Espírito que está em nós, para que Ele se misture com a gente.

Pentecostes: significa qüinquagésimo, por isso é celebrado sete semanas (50 dias) após a Páscoa. Na última ceia, os apóstolos tinham ficado sem entender algumas palavras de Jesus, mas Jesus promete a eles o Espírito que virá para guiá-los e consolá-los. No dia de Pentecostes o Espírito Santo desce em forma de línguas de fogo e vai em cada um dos apóstolos e sobre Maria que estava presente com os discípulos (por isso Maria é considera mulher – pentecostal) dando a eles inúmeros dons, dentre eles o dom de falar em línguas para que eles pudessem levar a palavra de Deus e os ensinamentos de Jesus a todas as nações.

E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia, e Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus. E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer? E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto. Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Atos dos Apóstolos 2, 1 – 14

Vale destacar: “e todos ficaram cheios do Espírito Santo”, Jesus nos revestes totalmente com o Teu Espírito...

Veio sobre mim à mão do Senhor, e ele me fez sair no Espírito do Senhor, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor Deus, tu o sabes. Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor. Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito. E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo. Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados. Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor Deus: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel. E sabereis que eu sou o Senhor, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu. E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o Senhor, disse isto, e o fiz, diz o Senhor. Ezequiel 37, 1 – 14

O Pai faz com que um monte de ossos secos se torne seres humanos, mas estes não tinham vida, até que Deus dá a eles o sopro da vida, dá a eles o Espírito Santo que é vida. E do mesmo modo que o Senhor dá vida a estes ossos através de Teu Espírito, Ele dá a nós também a vida por este mesmo Espírito.

No princípio criou Deus os céus e a terra. E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus pairava sobre as águas. Gênesis 1, 1 – 2

Nós recebemos o Espírito Santo e seus dons no sacramento do Batismo e nos tornamos templo deste Espírito, no Crisma quando confirmamos o Batismo nós nos tornamos apóstolos... assim recebemos inúmeros dons, e com esses dons temos a missão de levar o amor do Pai e tudo que Jesus nos ensina todos nossos irmãos.

Nós somos como balões cheios de ar, quando soltos eles voam longe, mas se esse balão tem buracos ele não vai longe, e talvez tem tantos buracos que nem tem como ser cheio. Muitas vezes em nossas vidas estamos cheios destes buracos, que nos impedem de sermos cheios do Espírito de Deus. Temos que ser como Maria, nossa Mãezinha que foi a primeira a ser batizada no Santo Espírito de Deus e teve seus dons da forma mais plena durante toda a sua vida, ninguém foi ou é mais cheio do Espírito do que nossa amada Mãe... e Maria foi batizada porque disse SIM ao Pai, e durante a sua vida buscou e colocou seus dons a serviço do próximo, se fez submissa a tudo que Deus lhe pedia, por isso o Pai a fortaleceu tanto durante a sua caminhada. Assim como Maria nossa Mãezinha vamos dizer, SIM a Deus, vamos tapar os buracos de nos impedem de estamos repletos do Espírito Santo, para que fortalecidos por Ele vivamos nossa caminhada rumo aos céus.


Sthéfani, Vinícius e Antônio Cezar
Grupo de Jovens Ágape
De Volta ao Primeiro Amor

Um comentário: