Grupo de Jovens Ágape

devoltaaoprimeiroamor@gmail.com, Uberlândia MG, Brazil
Para o Grupo de Jovens Ágape aprender a viver uma vida em comunidade à luz dos valores cristãos, constituindo a unidade e comunhão entre o grupo é o nosso maior propósito...afinal somos mais que participantes do mesmo grupo ou simplesmente amigos... o nosso valor principal é fazer parte de uma família...a família Ágape.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Parábolas as lições de Jesus

O que são Parábolas?

São narrativas breves, dotadas de um conteúdo alegórico, utilizadas nas pregações e sermões de Jesus com a finalidade de transmitirem algum ensinamento. É um tipo de comparação que utiliza de imagens da realidade para expressar uma outra realidade mais profunda.
As parábolas é um jeito de anunciar o evangelho, envolvendo as pessoas com estórias repletas de beleza e poesia.
Eram estórias inventadas por Jesus baseadas no dia-a-dia do povo falando tanto para os sábios quanto para os pastores e camponeses.
São como um espelho para o homem e a presença do Reino neste mundo estão secretamente no coração das parábolas.
Parábola, originária do grego parabole, significa narrativa curta ou apólogo, muitas vezes erroneamente definida também como fábula. Sua característica é ser protagonizada por seres humanos e possuir sempre uma razão moral que pode ser tanto implicita como explícita.

Para que estudar as Parábolas?

Para ter compreensão de como devemos proceder para alcançar o Reino e não basta só saber as parábolas...é preciso coloca-las em prática.
É uma espécie de alegoria apresentada sob forma de uma narração, relatando fatos naturais ou acontecimentos possíveis, sempre com o objetivo de declarar ou ilustrar uma ou várias verdades.

Por que utilizar Parábolas? (Mateus 13,10-17).

10 E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? 11 Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; 12 Porque àquele que tem, se dará, e terá em abundância; mas àquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. 13 Por isso lhes falo por parábolas; porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem nem compreendem. 14 E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, mas não compreendereis, E, vendo, vereis, mas não percebereis. 15 Porque o coração deste povo está endurecido, E ouviram de mau grado com seus ouvidos, E fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, E ouçam com os ouvidos, E compreendam com o coração, E se convertam, E eu os cure. 16 Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. 17 Porque em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.

Os ensinamentos, naquela época, eram transmitidos oralmente e para uma maior fixação do conhecimento era melhor utilizar símbolos e imagens concretas do cotidiano dos ouvintes.
O método de parábolas tornava a Palavra acessível e compreensível a todos falava-se uma linguagem única para as multidões.
O propósito das parábolas era revelar as verdades ocultas do reino de Deus, porém não a todos.
Por meio de suas parábolas Jesus levou aos seus ouvintes a mensagem de salvação, conclamava a se arrependerem e a crerem. Aos crentes, desafiava-os a porem a fé em prática, exortando seus seguidores à vigilância. Quando seus discípulos tinham dificuldade para entender as parábolas, Jesus interpretava.

Classificação das parábolas

As parábolas são divididas em 3 classes:
1. Parábolas verídicas – a ilustração é tirada da vida diária, portanto seu ensino pode ser reconhecido de forma universal. Ex.: os meninos que brincam na praça ( Mt 11.16-19; Lc 7.31-32); a ovelha separada do rebanho (Mt 18.12-14; Lc 15.4-7); uma moeda perdida numa casa (Lc 15.8-10).
2. Parábolas em forma de histórias – refere-se a acontecimentos passados que são centralizados diretamente em uma pessoa. Ex.: o mordomo sagaz que endireitou a sua situação depois de ter esbanjado o patrimônio do seu senhor (Lc 16.1-9); o juiz que acabou finalmente administrando justiça como respostas às repetidas súplicas de uma viúva (Lc 18.2-8).
3. Ilustrações – são histórias que focalizam exemplos a serem imitados. Ex.: a Parábola do Bom Samaritano (Lc 10.30-37).

As parábolas do Reino

O Reino de Deus é um tema recorrente nas parábolas de Jesus. Ele estava implantando um novo Reino espiritual e todo seu enfoque estava na manifestação desse Reino. Jesus proferiu várias parábolas referindo-se diretamente ao Reino de Deus e que, freqüentemente, revelam uma perspectiva escatológica: o Trigo e o Joio (Mt 13.24-30); A Rede (Mt 13.47-50); das Bodas (Mt 22.1-14); das Dez Virgens (Mt 25.1-13); dos Talentos (Mt 25.14-30); etc.

Como estudar as parábolas?

• Estude a parábola em seu contexto histórico para determinar por que foi contada. O contexto precisa sempre governar o texto.
Procure a verdade principal que a parábola pretende ensinar.
• Não se perca nos pormenores da parábola. Os pormenores de uma parábola às vezes podem ter significado, mas na maioria das vezes eles não contêm nenhum significado oculto e são simplesmente designados a preencher a história.
• Procure sempre uma aplicação pessoal de cada parábola. Depois de ter determinado a lição, ou as lições corretas da parábola sendo estudada, a pergunta mais importante é: "Encontrei a mim mesmo nesta parábola?" "Quais mudanças em minha vida e meus pensamentos esta parábola exige de mim?"

Virginia Castro
Grupo Ágape
De volta ao primeiro amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário