Grupo de Jovens Ágape

devoltaaoprimeiroamor@gmail.com, Uberlândia MG, Brazil
Para o Grupo de Jovens Ágape aprender a viver uma vida em comunidade à luz dos valores cristãos, constituindo a unidade e comunhão entre o grupo é o nosso maior propósito...afinal somos mais que participantes do mesmo grupo ou simplesmente amigos... o nosso valor principal é fazer parte de uma família...a família Ágape.

domingo, 17 de janeiro de 2010

Frutos do Espírito Santo


O dom do Espírito Santo, promessa de Deus e graça eficaz da salvação realizada por Jesus, habita em nós e age em nós pela regeneração batismal. Presente em nós, o Espírito Santo nos santifica, fazendo com que a cada dia nos aproximemos da santidade a que somos chamados. (cf. 1Pd 1,15-16)
Os frutos do Espírito Santo, sinais de uma autêntica vida na graça, manifestam-se em nós a partir da observância da Palavra de Deus em nossa vida diária, quando colocamos em prática aquilo que temos meditado e contemplado em nossas orações. Os frutos aparecem quando fazemos como a nossa mãe Maria, que guardava a Palavra no coração e a colocava em prática.
Os frutos são necessários para que se reconheça a árvore. Para que sejamos reconhecidos como filhos de Deus, e portanto santos, é necessário darmos frutos de santidade, os frutos do Espírito Santo.
Os frutos do Espírito Santo são: “amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé, doçura, domínio de si, contra tais coisas não há lei.” (Gl 5,22-23)

1. O AMOR:
O maior fruto do Espírito Santo é o Amor. Este é o sinal que caracteriza quem vive no Espírito, quem vive a Santidade. É sinal inequívoco para discernir quem está conduzindo as nossas vidas, e autenticidade de nosso caminho de fé.

2. A ALEGRIA:
A alegria pode ser referida, na Sagrada Escritura, como regozijo ou gozo. Esse fruto transcende as circunstâncias reais da pessoa. Como ele é dado pelo Espírito Santo, não depende da situação, ou do estado de vida do cristão.
A grade fonte de Alegria, é o reconhecimento do poder e da misericórdia de Deus. Esse reconhecimento passa pela experiência que fazemos através do Espírito Santo. Sem Ele, não existe a alegria, pois o Consolador é a causa de nossa alegria.

3. A PAZ:
A paz é um dos bens mais cobiçados no mundo, seja pelos que acreditam ou pelos que não acreditam em Deus. Mesmo assim, ainda é ausente em muitos ambientes e corações. Precisamos entender que paz não é alienação, mera passividade, paralisação, ou um não querer envolver-se.
Ter paz significa serenidade, calma, tranqüilidade, mesmo diante de situações difíceis, manter-se fiel à vontade de Deus. É não reagir com a mesma intensidade ou com os mesmos motivos de uma ação agressiva. É não deixar que os mesmos motivos de uma ação agressiva. É não deixar que os sentimentos, as emoções, a afetividade conduzam aos atos sem a fé.

4. PACIÊNCIA:
O fruto da paciência manifesta-se em nós, quando passamos a tolerar situações que não seriam toleráveis, anteriormente. É ficar firme sem desfalecer ou se revoltar diante de situações adversas ou pessoas de difícil relacionamento. É também, aceitar as situações que nos acontecem, procurando entender as pessoas e suas dificuldades.

5. A BONDADE:
“Santa é a pessoa em cujo coração o Espírito Santo produziu o fruto da bondade. Bom é aquele que só quer e só faz o bem. Bom é aquele que vê o lado bom das pessoas, percebe o lado positivo das ações das pessoas. Bom é aquele que pensa no bem das pessoas, que se afasta de todo o tipo de mal ou do que possa causar mal às pessoas. A pessoa boa sabe agradecer, elogiar, prestigiar, promover, incentivar e estimular os irmãos... A bondade é produzida pelo Espírito Santo.” (Alírio PEDRINI, Grupo de Oração, p. 94)

6. A FIDELIDADE:
Quando falamos de fidelidade estamos falando de ser fiel a Deus e aos irmãos. E isso vai exigir de nós confiança em Deus e confiança nos irmãos. A fidelidade exige confiança, exige conhecimento, aceitação. Numa comunidade de cristãos, precisamos zelar por esta confiança, para que sejamos fiéis uns aos outros. E através da fidelidade nós podemos também, testemunhar a presença de Deus em nós.

7. BENIGNIDADE/AFABILIDADE:
Afável quer dizer: cortês nas relações, delicado no trato, agradável na maneira de falar, benigno, benévolo - (Cf. Aurélio Buarque de Hollanda, Minidicionário Aurélio da Lingua Portuguesa, p. 14). E é esse fruto que o Espírito Santo também nos quer dar, para a nossa santificação.
A partir da benignidade não tratamos o nosso irmão como ele nos trata, não vivemos mais sob a lei do “olho por olho, dente por dente”. O que conduz o nosso relacionamento não é mais a nossa necessidade de auto-satisfação e sim o bem do outro.

8. MANSIDÃO/HUMILDADE:
“A mansidão é outro fruto do Espírito Santo. É outra característica da santidade. Manso é o coração que não se irrita facilmente, não agride, não se perturba por pouco, não ofende e não se deixa ofender com facilidade. Não se deixa mover por impulsos descontrolados de emoções de desamor. Não fere e não se fere. Manso é o coração aveludado, suave, pacífico, conciliador.” (Alírio PEDRINI, Grupode Oração, p. 95)

9. AUTO-DOMÍNIO:
O ser humano no seu processo de santificação, caminha através de atos de sua liberdade. As paixões ou sentimentos que ele experimenta no seu dia-a-dia podem contribuir para o seu crescimento na vida no Espírito.
O fruto do domínio de si, manifesta-se pela concórdia entre a vontade de Deus, expressa na graça do Espírito e na sua Palavra, e a nossa vontade orientada para o bem, para uma boa ação.

Alex Borges
Grupo Anuncia-me em colaboração
com o aprendizado do Grupo Ágape

Nenhum comentário:

Postar um comentário