Grupo de Jovens Ágape

devoltaaoprimeiroamor@gmail.com, Uberlândia MG, Brazil
Para o Grupo de Jovens Ágape aprender a viver uma vida em comunidade à luz dos valores cristãos, constituindo a unidade e comunhão entre o grupo é o nosso maior propósito...afinal somos mais que participantes do mesmo grupo ou simplesmente amigos... o nosso valor principal é fazer parte de uma família...a família Ágape.

sábado, 16 de janeiro de 2010

Bíblia biblioteca da fé!


A Bíblia está dividida em duas grandes partes:
* O Antigo Testamento, que se abrevia AT, contém os livros que narram a história do povo da Bíblia e foram escritos antes de Cristo (a.C.). Correspondem à primeira etapa, ou seja, Primeira Aliança.

* O Novo Testamento, que se abrevia NT, contém os livros que narram a vida de Jesus e das primeiras comunidades cristãs. Contam a história do novo Povo de Deus e foram escritos depois de Cristo (d.C.). Correspondem à segunda etapa, ou seja, Nova Aliança.

A palavra Bíblia vem da língua grega e indica o conjunto de muitos livros. De fato, a Bíblia é uma biblioteca de 73 livros de épocas, autores e estilos diferentes .

A coleção dos livros do antigo testamento originou-se no seio da comunidade dos judeus que a foram ajuntando no decorrer de sua historia. Dividiram-na em três partes:

A lei = Pentateuco

Profetas : Anteriores = Livros Históricos , Posteriores = Profetas

Escritos = livros de: Salmos, Jó, Eclesiastes, Provérbios, Daniel, Lamentações, Ester, Ruth, 1-2 Crônicas, Esdras, Neemias e Cãntico.


É a essa divisão que se refere o divino Mestre quando mais de uma vez (Mt 22,40) falou da “Lei dos Profetas”. Essa coleção já estava formada no segundo século antes da nossa era. Nessa mesma época os judeus já estavam em parte, dispersos pelo mundo. Um importante colônia judaica vivia então no Egito, nomeadamente em Alexandria, onde se falava muito a língua grega. A bíblia foi então traduzida para o grego. Alguns escritos recentes foram-lhe acrescentados sem que os judeus de jerusalém os reconhecessem como inspirados. São os seguintes livros: Tobias e Judite, alguns suplementos dos livros de Daniel e Ester, os livros da sabedoria e do eclesiástico, baruc e a carta de jeremias, que se lê hj no ultimo capitulo de baruc. A igreja Cristã os reconheceu como inspirados da mesma forma que os outros livros. No tempo da reforma os protestantes despois de terem hesitado por algum tempo, decidiram não mais admiti-los em suas bíblias, pelo simples fato de não fazerem parte da bíblia hebraica primitiva. Daí a diferença que há ainda hj entre as edições protestantes e as edições católicas. Quanto ao novo testamento não há diferença alguma. A bíblia católica divide os 46 livros do antigo testamento do seguinte modo (alguns contam 44 unindo jeremias, lamentações e baruc).

Divisão atual:

O Antigo Testamento contém 46 livros;

O Novo Testamento contém 27 livros;

Total 73 livros.

Antigo Testamento

O Pentateuco – Os primeiros cinco livros do AT são chamados Pentateuco. É uma palavra da língua grega que significa cinco livros. Eles contém a Lei da Primeira Aliança. Eles são chamados também de TORÀ (= Lei). São eles:


* Gênesis (abreviado Gn) = origens. O povo faz suas reflexões sobre perguntas existenciais, como: Quem somos? Por que estamos neste mundo? Por que existe maldade? Onde está Deus? E reflete também sobre as origens de sua história como Povo de Deus a partir da consciência que eles têm do Deus que é fiel e caminha com eles.


* Êxodo (Ex) = saída. Reflete sobre a saída do povo hebreu do Egito sob a liderança de Moisés, Aarão e Miriam.


* Levítico (Lv) = levita. Traz reflexões e leis referentes ao culto (os levitas) e às obrigações dos sacerdotes do Povo da Bíblia.


* Números (Nm) = lista. Este livro começa contando o número dos habitantes de Israel. Faz um recenseamento.


* Deuteronômio (Dt) = segunda lei. Traz as reflexões sobre a releitura da lei e sua nova proclamação. Faz um convite a uma vida de conversão e penitência.


Livros históricos – São 16 os livros históricos e narram a história da formação do Povo da Bíblia com a vida, nome, lutas e a fé de seus heróis e do próprio povo.


Livros sapienciais – São sete os livros sapienciais ou de sabedoria. Nesses livros encontramos reflexões e expressões de sabedoria, poesias, cantos, orações, hinos, provérbios nos quais o povo registra seus sentimentos e expressa sua sabedoria tirada da experiência da vida.

Livros proféticos – São 16 os livros proféticos ( ou 18) . Estes livros trazem a mensagem, a ação e alguns dados sobre a vida dos profetas.

Novo Testamento

Também os livros do NT nascem nas comunidades. Os apóstolos e discípulos não tinham gravador, filmadora etc. para gravar as palavras e os gestos de Jesus. E ele não deixou nada escrito. Os apóstolos foram transmitindo através da palavra, cartas e bilhetes o que Jesus fez e ensinou. E davam conselhos de como continuar a missão. Mais tarde as comunidades começaram aqui e acolá a escrever esta pregação que começou a se chamar de Evangelho. Não podemos nos esquecer que Paulo foi o primeiro a escrever.

Os evangelhos – São quatro os evangelhos: Mateus (Mt), Marcos (Mc), Lucas (Lc) e João (Jô). Evangelho é uma palavra da língua grega e significa BOA NOVA, BOA NOTÍCIA. Os evangelhos, portanto, trazem aquilo que as diferentes comunidades guardaram e refletiram sobre Jesus – Boa Nova do Pai e Boa Notícia da Salvação -, sua pessoa, seus ensinamentos e suas atitudes. Assim temos quatro narrativas diferentes.

Mateus, Marcos e Lucas são também chamados de evangelhos sinóticos porque colocados em colunas paralelas se pode perceber muita semelhança entre eles (ver Mc 3, 1-4; Mt 12, 9-14; Lc 14, 1-6). Já o estilo do evangelho de João é diferente.

Atos dos Apóstolos (abreviado At) – Este livro narra sobretudo a reflexão de Lucas sobre os atos dos Apóstolos, mas especialmente de Pedro e de Paulo. Descreve, também, um pouco da organização e das dificuldades de algumas das primeiras comunidades cristãs e reflete sobre isso com o olhar de Deus. É assim que nos Atos está muito presente a ação do Espírito Santo. Ele é a força e a alegria profunda dos Apóstolos e das comunidades.

Cartas

Cartas de Paulo – Hoje os estudiosos atribuem, com certeza, apenas sete cartas a Paulo: Romanos, 1e 2 Coríntios, Gálatas, Filipenses, 1 Tessalonicenses e Filemon. As cartas aos Efésios, Colossenses e a 2 Tessalonicenses pertencem a discípulos de Paulo. Nessas cartas encontramos um pouco da vida do apóstolo, sua pregação, seu trabalho, sua missão, problemas e orientações na organização das comunidades. As cartas de Paulo são mais antigas que os evangelhos. O primeiro escrito do Novo Testamento é a primeira carta aos Tessalonicenses. Paulo morreu entre os anos 64 e 68 d.C., antes que fosse escrito o primeiro evangelho, o de Marcos.

As cartas chamadas pastorais – por se dirigirem aos líderes, ou seja, “pastores” das comunidades – são a primeira e a segunda a Timóteo e a carta a Tito.

As cartas chamadas católicas – porque não se dirigem nem a uma comunidade e nem a um líder, mas a todas as igrejas cristãs (católico significa universal) – são a carta de Tiago, a de Judas, as duas cartas de Pedro, e as três cartas de João.

A “carta” aos hebreus é de autor desconhecido. Essa carta faz uma reflexão teológica sobre Jesus Cristo, o grande sacerdote, mediador entre Deus e o povo. Tem o estilo de uma pregação e não de uma carta.

O Apocalipse (abreviado Ap) – É um livro que reflete sobre a presença de Jesus na história e na vida das comunidades em tempo de perseguição. Jesus é o Senhor, o Dono da história. A palavra apocalipsetirar o véu, revelação. É a revelação de Jesus e das comunidades que esperam na vitória de Deus. O Apocalipse é o último livro da Bíblia. é da língua grega e significa


Abílio, Vinicius e Antônio Cezar
Grupo Ágape
De volta ao primeiro amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário