Grupo de Jovens Ágape

devoltaaoprimeiroamor@gmail.com, Uberlândia MG, Brazil
Para o Grupo de Jovens Ágape aprender a viver uma vida em comunidade à luz dos valores cristãos, constituindo a unidade e comunhão entre o grupo é o nosso maior propósito...afinal somos mais que participantes do mesmo grupo ou simplesmente amigos... o nosso valor principal é fazer parte de uma família...a família Ágape.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Nossa Senhora...nossa mãe!


Nossa Senhora é como uma rosa; que possui diferentes nomes, perfumes e cores; mas não perde sua verdadeira essência, não deixa de ser rosa. Assim é nossa Mãezinha possui vários títulos, mas é a mesma pessoa – Maria!

Maria recebe seus títulos conforme três aspectos. Vamos destacar dois:

 Privilégios: revelam sua pessoa e a sua missão enquanto pura e medianeira.

 Virtudes: conforme sua aparição e virtude apresentada. Ex: Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Caminho, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Carmo...

Outros títulos de Nossa Senhora são como mulher, mãe e virgem.

 MULHER
Gênesis 3, 15 => “Porei ódio entre ti e a mulher, entre tua geração e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”
“Esta” trata-se da posteridade da mulher. Maria é a nova Eva, que vem para contribuir na obra da salvação sendo co-redentora dos homens. Por Eva o pecado entra no mundo e por Maria nós somos livres do pecado, através do nascimento de Cristo.

João 2, 4 – 5 (Bodas de Caná) => “Respondeu-lhe Jesus: ‘Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou. Disse então a sua mãe aos serventes: ‘Fazei o que ele vos disser’”.
Quando Cristo diz “nós” revela um estreita relação entre Ele e a mãe. Maria pede a Jesus, mas Ele afirma que a Sua hora ainda não havia chegado, mas a pedido da mãe Ele antecipa a Sua hora, e então realiza Seu primeiro milagre. Maria também fala ao povo “fazei tudo o que vos disser” nossa Mãe nos instrui a escutarmos o seu Filho e fazer tudo o que Ele nos ensina. O que Jesus é por natureza, Maria é por graça.

João 19, 26 – 27 => “Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o seu discípulo que amava disse à sua mãe: ‘Mulher eis ai o teu filho.’”.
João representa naquele momento toda a Santa Igreja.

João 20, 20 – 23 => “Voltando-se Pedro, viu que o seguia aquele discípulo que Jesus amava (aquele que estivera reclinado sobre o seu peito, durante a ceia e lhe perguntara: ‘Senhor, quem é que há de trair?’). Vendo-o Pedro perguntou a Jesus: ‘Senhor, e este?’ Que será dele?’. Respondeu-lhe Jesus: ‘Que te importa se eu quero que ele fique até que eu venha? Segue-me tu’. Correu por isso o boato entre os irmãos de que aquele discípulo não morreria. Mas Jesus não lhe disse: ‘Não morrerá’, mas : ‘Que te importa se eu quero que ele fique assim até que eu venha?’”.
Esta passagem nos mostra que João representa toda a Igreja que há de viver até a volta de Cristo. E assim como João assumiu Maria como sua mãe e ela assumiu-o como seu filho. Maria também assumiu a maternidade de toda a Igreja de Cristo.

Apocalipse 12, 1 – 18 => representa a vitória da mulher (Maria) sobre o mal.


 MÃE:

Miquéias 5, 2 => “Por isso, (Deus) os deixará, até o tempo em que der à luz aquela que há de dar à luz. Então de seus irmãos voltará para junto dos filhos de Israel”
“Dará a luz”: trata-se do nascimento do Messias. “Voltarás”: trata-se da reunião dos israelitas dispersos.

João 19, 26 – 27 => “Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o seu discípulo que amava disse à sua mãe: ‘Mulher eis ai o teu filho.’ Depois disse ao discípulo: ‘Eis aí a tua mãe.’. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa.”
Como já foi dito acima, Cristo nos entrega nos braço de Sua mãe. Maria desde então assume a maternidade de todo os seguidores de Jesus (Igreja).


 VIRGEM:

Isaías 7, 14 => “Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará a luz um filho, e o chamará Emanuel (Deus conosco).”

Mateus 1, 23 => “Eis que a virgem conceberá e dará a luz um filho que se chamará Emanuel, que significa Deus conosco.

Muitos títulos de Maria se referem aos momentos da sua vida, como por exemplo, o de Nossa Senhora da Conceição, quando nos referimos a Ela que foi concebida Imaculada, pura, enriquecida de privilégios por Deus, em razão da sua maternidade Divina. Maria é chamada pelo nome do lugar onde Ela apareceu. Por exemplo: Nossa Senhora de Lourdes, de Fátima, Aparecida, etc. Outros títulos significam proteção, socorro, consolo e assim por diante. Entretanto, os títulos são muitos, mas uma só é a Virgem Maria.

Chrystiane Akegawa e Antônio Cezar
Grupo de Jovens Ágape
De volta ao primeiro amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário