Grupo de Jovens Ágape

devoltaaoprimeiroamor@gmail.com, Uberlândia MG, Brazil
Para o Grupo de Jovens Ágape aprender a viver uma vida em comunidade à luz dos valores cristãos, constituindo a unidade e comunhão entre o grupo é o nosso maior propósito...afinal somos mais que participantes do mesmo grupo ou simplesmente amigos... o nosso valor principal é fazer parte de uma família...a família Ágape.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Evangelho de João - Capítulo 17 / Oração Sacerdotal


Jesus após a última ceia, deixa vários ensinamentos aos seus apóstolos nesse momento Cristo esta deixando como se fosse um testamento a eles, suas últimas palavras antes de sua Paixão – Morte e Ressurreição. Após então a última ceia, e depois de falar com seus discípulos Jesus ora ao Pai, na presença dos apóstolos.

Cristo sabia de tudo que iria acontecer, sabia de todo o sofrimento pelo qual passaria. Jesus pede então que o Pai glorifique-O, para que Ele glorifique o Pai vencendo a morte. E que assim pelo poder que Deus concedeu a Cristo, porque Ele manifestou a todos o poder e o amor do Pai, toda criatura que nEle crer encontrará a vida eterna (versículos 2 e 3).

Jesus ora em favor de si

“Eu te glorifiquei na Terra, terminei a obra que me deste para fazer”, com isto Jesus resume o que havia feito nos últimos três anos: a preparação dos discípulos para viver para os propósitos de Deus. Ele os ajudou a conhecer e a amar Deus (adorar), ensinou a amarem uns aos outros (comunhão), deu-lhes a Palavra para que amadurecessem (discipulado), mostrou-lhes como servir (ministério) e enviou-os a levar o evangelho aos outros (missão).

Hoje em dia Deus chama cada um de nós para realizarmos a mesma obra. Deus quer que apresentemos Cristo às outras pessoas, trazendo-as para a comunhão, ajudando-as a amadurecer e a descobrir como servir e então que tornemos a enviá-las para que mais pessoas sejam alcançadas.

Jesus roga pelos discípulos...

Cristo manifestou o nome de Deus aos homens que do mundo lhe foram dados, agora eles sabem que todas as coisas procedem do Pai, porque eles escutaram a Jesus, escutaram a Suas palavras, assim também temos que escutar as palavras de Cristo em nosso dia, e principalmente seguir os Seus ensinamentos.
Como é bonita a frase de Jesus:

“Por eles é que eu rogo. Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me destes, porque são teus”. João 17, 9

“Já não estou no mundo, mas eles estão ainda no mundo; eu, porém, vou para junto de ti. Pai santo guarda-os em teu nome, que me encarregaste de fazer conhecer a fim de que sejam um, assim como nós”. João 17, 11b

Jesus também pede ao Pai que nos proteja do mundo, Ele sabe que os apóstolos iriam sofrer na sua caminhada, porque eles (e nós) não somos do mundo (versículo 16), como Cristo também não era do mundo e este o crucificou, o mesmo povo que dias antes o aclamava o condenou pouco tempo depois, e se Cristo que é Deus sofreu no mundo imagine nós.

Por isso Jesus pede que o Pai nos proteja dos perigos que encontraremos em nossa caminhada no mundo, nos proteja do mal (antes Ele já havia dito para termos coragem: “Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo”. - João 16, 33).

Ao orar ao Pai, Cristo não pede a Ele que nos tire do mundo, pois Jesus quer que vivamos no mundo, para nos santifiquemos e busquemos a santificação daqueles que ainda vivem no mundo e não conhecem a Cristo, por isso Ele nos envia (versículo 18) para que sejamos testemunhas de Suas obras, para que sejamos pescadores, assim como Ele diz a Pedro em Lucas 5, 1 – 11. Jesus nos lança ao mundo para que lancemos nossas redes em águas cada vez mais profundas, levando a Palavra que a verdade a todos que dela necessitem. Para que assim a verdade santifique seu povo (versículo 19).

Jesus roga pela união de todos os crêem...

O grande pedido de Jesus nesta oração (versículo 21, 22 e 23) é pela unidade de Seu povo, não aqueles que estavam com Ele na época mas por aqueles que ainda iriam crer nEle, ou seja, Cristo naquela época já ora por nós que hoje caminhamos junto a Ele.

Jesus intercede a Deus para que assim como Ele e o Pai são um, nós que O seguimos também sejamos um pelo Seu amor. É o próprio Cristo que faz com que o Seu povo viva em comunhão, o Seu amor por nós é o laço que nos une uns aos outros. E nós devemos nos esforçar para mantermos este laço sempre bem firme. Pois para estarmos em comunhão com Jesus, devemos primeiro estar em comunhão com os nossos irmãos.


Antônio Cezar
Grupo de Jovens Ágape
De Volta ao Primeiro Amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário