Grupo de Jovens Ágape

devoltaaoprimeiroamor@gmail.com, Uberlândia MG, Brazil
Para o Grupo de Jovens Ágape aprender a viver uma vida em comunidade à luz dos valores cristãos, constituindo a unidade e comunhão entre o grupo é o nosso maior propósito...afinal somos mais que participantes do mesmo grupo ou simplesmente amigos... o nosso valor principal é fazer parte de uma família...a família Ágape.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Semana Santa - Por quê?


A semana mais que importante para nós católicos - a semana santa - , mas Porque Semana Santa?


O termo Santa se refere aos últimos acontecimentos na vida de Jesus Cristo!!!

A Semana Santa inicia-se no Domingo de Ramos e encerra-se na Páscoa, a vitória da luz sobre a escuridão; da vida sobre a morte.


· Domingo de Ramos: é a chegada de Jesus a Jerusalém, diante de um povo que o aclamava e festejava a Sua chegada, a vinda do Messias, do filho de Deus. O saldavam com ramos retirados das árvores, por isso domingo de ramos. Esse mesmo povo que aclamava Jesus domingo, mais tarde pediria a Sua condenação frente à Pôncio Pilatos.

· Segunda, Terça e Quarta: são dias voltados à meditação, a reflexão, quem ainda não se confessou anteriormente são dias para receber este sacramento e receber o perdão do Pai. São dias de preparação para o Tríduo Pascal que se inicia na Quinta – Feira Santa.

· Quinta – Feira Santa: neste dia acontece a Benção dos Santos Óleos (óleo do batismo; óleo do crisma; óleo dos enfermos), os Padres renovam a vocação sacerdotal e a quinta – feira é o dia em que Jesus se reuniu com seus apóstolos e repartiu Seu Corpo e Seu Sangue instituindo a Eucaristia.

“Ora, antes da festa da páscoa, sabendo Jesus que já era chegada a sua hora de passar deste mundo para o Pai, como havia amado os seus, que estavam no mundo, amou-os até o fim. E, acabada a ceia, tendo o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse, Jesus, sabendo que o Pai tinha depositado nas suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e que para Deus voltaria. Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhes com a toalha com que estava cingido. Aproximou-se, pois, de Simão Pedro, que lhe disse: Senhor, tu lavas-me os pés? Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois. Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, lava não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça. Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos. Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos. Depois que lhes lavou os pés, e tomou as suas vestes, e se assentou outra vez à mesa, disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu o sou. Ora, se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.“ João 13, 1 – 17

Neste dia Jesus também lavou os pés dos discípulos, e nos ordenou que também devemos lavar os pés uns dos outros. Jesus como em todas as lições que nos deixou Ele nos dá o exemplo, de que devemos ser humildes, abdicar de nós mesmos para ajudarmos os irmãos, pois nós O chamamos de Mestre e de fato Ele é, e se Ele lavou nossos pés, também devemos nós lavar os pés dos nossos irmãos, devemos colocar nossos dons a serviço do próximo, a serviço de Deus, “amando uns aos outros” seguindo o grande mandamento que Cristo nos deixou...

“O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.” João 15, 12 – 15


No final da missa do lava pés faz-se a translação do Santíssimo para uma capela (fora da igreja) onde Ele fica em adoração até a Sexta – Feira as 15:00 horas quando é celebrado a Paixão e Morte de nosso Senhor Jesus Cristo. A igreja fica vazia, inclusive de enfeites e com as imagens e quadros cobertos, sinalizam a angústia, a solidão e a entrega total de Jesus, que desemboca em sua morte na cruz.

· Sexta – Feira Santa: dia que é celebrado a morte de Jesus, é um momento de grande reflexão, de jejum e penitência, de silêncio e interiorização, a sexta – feira santa caracteriza-se pela reflexão sobre o amor incondicional de Deus por nós, Cristo é condenado e morto sem ter cometido nenhum erro, Ele é condenado e morre pagando pelos nossos pecados.

· Sábado Santo: no período da manhã é um período de adentrarmos ainda mais neste mistério de Cristo. Neste período quando Jesus ainda estava morto Ele desce a mansão dos mortos para salvar os justos e levá-los a plenitude da vida, abrindo a eles as portas do céu, um lindo céu que Deus nos preparou para vivermos para sempre (Céu, lindo céu...é o lugar que o Senhor preparou...). Jesus assim nos concede a graça da vida eterna, de vivermos em plenitude para sempre.

· Sábado de Aleluia – Vigília Pascal: é o ápice do Tríduo Pascal, é o momento de comemoração da ressurreição de Cristo, é uma missa alegre, alegre pela vitória do Senhor... Uma missa cheia de simbolismo e emoção... No início é aceso o Círio Pascal que simboliza a luz que ilumina a escuridão, a luz de Jesus que conduz o Seu povo, que nos conduz, no Círio Pascal contém as letras gregas A (alfa) e W (omega) que significam que Cristo é o principio e o fim... A missa da Vigília Pascal é realizada em quatro momentos:

1. Celebração da Luz;

2. Liturgia da Palavra;

3. Liturgia Batismal: momento que é abençoado a água batismal, se houver pessoas a serem batizadas o Padre as batiza com essa água, e asperge a assembléia com a água benta e ainda é feito a renovação das promessas do batismo;

4. Liturgia Eucarística.

· Domingo de Páscoa: o dia mais importante para nós, o dia da Ressurreição de Cristo... a igreja da continuidade ao que foi celebrado na Vigília Pascal. As orações e leituras feitas nas celebrações do dia fazem memória do túmulo vazio, da surpresa e da alegria dos apóstolos. A Páscoa da Ressurreição de Jesus é a maior de todas as festas da igreja porque é a festa da Vida... E da vida em plenitude... Jesus Ressuscitou, venceu a morte, para nos dar a vida eterna...

Que possamos, respeitar e viver a cada ano... esta semana tão importante para nós de forma profunda e verdadeira. Que todos sintam o amor que emana de Jesus, isso todos os dias, mas durante a semana santa de uma forma mais forte... Sejamos felizes naqEle que é a FELICIDADE verdadeira. Que Cristo abençoe e derrame o Teu Espírito Santo sobre cada um de nós sempre!

Lucas Cândido e Antônio Cezar

Grupo de Jovens Ágape

De Volta ao Primeiro Amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário