Grupo de Jovens Ágape

devoltaaoprimeiroamor@gmail.com, Uberlândia MG, Brazil
Para o Grupo de Jovens Ágape aprender a viver uma vida em comunidade à luz dos valores cristãos, constituindo a unidade e comunhão entre o grupo é o nosso maior propósito...afinal somos mais que participantes do mesmo grupo ou simplesmente amigos... o nosso valor principal é fazer parte de uma família...a família Ágape.

sábado, 9 de janeiro de 2010

A bênção João de Deus...


ELEIÇÃO

O ano de 1978 foi marcado como o ano que teve três papas diferentes. Com a morte do atual Papa Paulo VI, foi escolhido para assumir o papado o italiano Albino Luciani (João Paulo I), para um dos pontificados mais curtos da história que durou 33 dias. Foi então reunido novamente o Conclave para a eleição de um novo Papa, e no dia 16 de outubro de 1978 a história da Igreja Católica e de todo o mundo começaria a mudar com a eleição do polonês Karol Wojtyla, que adotou o nome de João Paulo II em homenagem ao seu antecessor.

Na celebração de posse de Karol Wojtyla, foi marcada pela liberdade. O então novo Papa João Paulo II fez um apelo pela liberdade religiosa, para que os governos abrissem suas barreiras econômicas e políticas para Cristo, para que Ele sirva a humanidade. Após a celebração caminhou na multidão, e foi até uma mulher em uma cadeira de rodas e até outros peregrinos para lhes dar a bênção.

Após a missa o povo não queria ir embora, permaneciam na Praça de São Pedro. João Paulo II então retorna com uma mensagem especial para os jovens: “Vocês são o futuro do mundo, a esperança da Igreja, vocês são a minha esperança”.


Falou também ao povo sobre o sentimento de assumir esta caminhada:

"Louvado seja Jesus Cristo. Caríssimos irmãos e irmãs, todos estamos sofrendo de dor pela morte de nosso amadíssimo papa João Paulo I. E eis que os eminentíssimos cardeais escolheram um novo bispo de Roma. Chamaram-no de um país longínquo, longínquo... mas sempre assim tão perto pela comunhão na fé e na tradição cristã. Eu tive medo de receber essa incumbência, mas o fiz no espírito de obediência a nosso Senhor Jesus Cristo e na total confiança em sua mãe, Maria Santíssima.”

“Não sei se posso me explicar na língua de vocês... na nossa língua italiana. Se eu errar, corrijam-me. Desse modo apresento-me a todos vocês para expressar nossa fé comum, a nossa esperança na Mãe de Cristo e da igreja e, também para recomeçar neste caminhar da história e da Igreja, com a ajuda de Deus e com a ajuda dos homens.”


COMUNISMO


A primeira metade do seu pontificado ficou marcada pela luta contra o comunismo na Polônia e em outros países, fez três visitas à Polônia sendo todas de fundamental importância para a libertação do regime comunista.

Foi a primeira Papa a visitar um país comunista, era o começo do fim para este regime na Polônia. Em sua 1º visita fez um discurso para mais de 1.500.000 pessoas, esta visita incentivou a população a se unir contra o regime comunista, trabalhadores criaram o movimento Solidariedade que contava no começo com pouco operários, um ano depois contava com mais de um milhão de membros. Em dezembro de 1981 o governo declarou o Solidariedade ilegal e começou a persegui-los e movimento começou a perder a força e a população a perder a esperança. Na 2ª visita em 1983, João Paulo II voltou a trazer fé e coragem à população fortalecendo-os. A 3ª visita, em 1987, foi dada mais uma “mãozinha” do Papa para que o povo tivesse força para derrubar o regime. João Paulo II então foi a Gdansk – cidade natal do Solidariedade – o governo não queria permitir, mas de má vontade consentiu, achavam eles que conseguiriam controlar a visita do Papa e a população. Na missa de João Paulo havia mais 1.000.000 pessoas, mostrando a fragilidade do governo e em 1989 aconteciam às eleições no país.

O Papa também criticava o capitalismo, pela desigualdade social e acumulação de bens que é pregada por este sistema, ele compara os países ricos, com as pessoas ricas da Bíblia. João Paulo II foi defensor ardente dos pobres e necessitados e procurava sempre estar próximos deles, como fez em sua visita ao Brasil em 1980.

João Paulo II seguia com uma linha dura contra as “culturas de morte” – controle de natalidade, eutanásia, pena de morte, e principalmente o aborto. Nos Estados Unidos em 1995 deu uma dura ao país e a todos que seguiam esta cultura.


“Infelizmente hoje uma nova classe de pessoas excluídas. Quando uma criança que ainda não nasceu, um estranho no útero é declarado além da proteção da sociedade, não somente as tradições americanas são radicalmente minadas e ameaçadas, uma frustração moral é acostada na sociedade”.

“Também penso nas ameaças aos idosos, aos deficientes a todos aqueles que parecem não ter função social. Quando humanos inocentes são declarados inconvenientes ou um peso e, portanto, desprovidos de proteção social e legal, um dano doloroso ocorre nas fundações morais da comunidade democrática. O DIREITO A VIDA É O PRIMEIRO ENTRE TODOS OS DIREITOS!!! É o alicerce da sociedade civil. Ambos, americanos e seguidores de Cristo os católicos americanos devem se comprometer com a defesa da vida em todos os estágios e condições”.


VISITA AO BRASIL – 1980

ð Belo Horizonte: fala com os jovens

ð Rio de Janeiro: ordenação de 45 diáconos

Visite o vídeo com a música João de Deus e a visita do Papa João Paulo II ao Brasil no link: http://www.youtube.com/watch?v=JTSnjv4hpXs&NR=1

Por Antônio Cézar

Grupo de Jovens Ágape

De volta ao primeiro amor


Nenhum comentário:

Postar um comentário