Grupo de Jovens Ágape

devoltaaoprimeiroamor@gmail.com, Uberlândia MG, Brazil
Para o Grupo de Jovens Ágape aprender a viver uma vida em comunidade à luz dos valores cristãos, constituindo a unidade e comunhão entre o grupo é o nosso maior propósito...afinal somos mais que participantes do mesmo grupo ou simplesmente amigos... o nosso valor principal é fazer parte de uma família...a família Ágape.

domingo, 29 de maio de 2011

Humildade e Esperança

Para iniciar a reflexão sobre humildade e esperança vamos analisar a letar desta música

O Que Agrada A Deus

Ziza Fernandes

O que agrada a Deus
Em minha pequena alma
É que eu ame minha pequenez
E minha pobreza

É a esperança cega
Que tenho em sua misericórdia

Humildade

O termo humildade vem de húmus, que significa Terra fértil, boa, lugar para se dar bons frutos. Pessoa humilde está sempre disposta a aprender e a deixar Deus mostrar sua divindade nela.

Esperança

Expectativa de um bem que se deseja

A partir destas definições vejamos os exemplos de pessoas que foram humildes e esperaram no Senhor:

Papa João Paulo II

As imagens de João Paulo II estão aí, exibindo o pontífice elegante e forte, que em 1978 assumia o trono de Pedro e viajaria pelo mundo divulgando a fé cristã. As imagens mostram também a progressiva debilidade do papa. Acometido por várias doenças, o pontífice foi perdendo o vigor físico, mas não esmoreceu na pregação da doutrina em que acreditava. O papa atlético foi cedendo lugar ao homem fragilizado e doente, que mesmo assim não se furtava às celebrações e às viagens internacionais.

Num mundo que prioriza o vigor físico e as aparências, João Paulo II é certamente um exemplo de humildade. Encurvado, trêmulo, em consequência do mal de Parkinson, e com a fala arrastada, ele – que se comunicava em vários idiomas – não declinou jamais da missão pública de pregar o evangelho ao mundo.

Chamou para si a responsabilidade intransferível de dirigir a Igreja, quando muitos achavam que devia renunciar. E não se escondeu da humanidade. O mundo, que conheceu João Paulo II jovial e forte, condoeu-se da dor do papa e com ela certamente aprendeu. Aprendeu uma lição de fé, de resignação e de amor ao semelhante. Já quase em agonia, João Paulo foi à janela de seus aposentos, abençoou seu povo e com ele tentou se comunicar, mesmo dilacerado pelo sofrimento, coroando seu pontificado com a marca da humildade, o maior legado do Cristo. Nesse sentido, ele já era um homem santo.

(Walter Rossignoli)

Santo Padre Pio

Frases de Santo Padre Pio:

- "Quanto mais te deixares enraizar na santa humildade, tanto mais íntima será a comunicação da tua alma com Deus".(Padre Pio)

- O Senhor se comunica conosco à medida que nos libertamos do nosso apego aos sentidos, que sacrificamos nossa vontade própria e que edificamos nossa vida na humildade. (Padre Pio)

- No dia 20 de Fevereiro de 1971, apenas três anos depois da morte do Padre Pio, Paulo VI, dirigindo-se aos Superiores da Ordem dos Capuchinhos, disse dele: «Olhai a fama que alcançou, quantos devotos do mundo inteiro se reúnem ao seu redor! Mas porquê? Por ser talvez um filósofo? Por ser um sábio? Por ter muitos meios à sua disposição? Não! Porque celebrava a Missa humildemente, confessava de manhã até à noite e era – como dizê-lo?! – a imagem impressa dos estigmas de Nosso Senhor. Era um homem de oração e de sofrimento».

Nossa Senhora

Na sua humildade, Maria se coloca sempre pequena. Por isso, Deus a fez grande. Realizou nela maravilhas. Ela é a pobre do Senhor. E porque assim se fez, o Senhor olhou para sua pequenez, para sua humildade e nela fez maravilhas.É muito comum as pessoas confundirem eficácia com altivez, orgulho e auto-suficiência. Isso é do mundo. É daquele que é o soberbo, o orgulhoso. Para ele é assim. Mas, para Deus não! Aprenda, com a pequena imagem de Nossa Senhora Aparecida, a sua eficácia. Não houve no mundo eficácia como a de Maria. Ela deu ao mundo o Salvador. Ela trouxe a salvação a toda humanidade.

Maria tudo realizou na humildade. Não encontramos na Bíblia alguém mais pobre e humilde de coração. Justamente porque foi a mais pobre, a mais humilde, a mais simples; é que Deus fez dela a maior maravilha: o ponto de ligação entre a terra e o céu.
Humildade não é sinônimo de ineficiência. As pessoas pensam que os humildes são ineficientes. Não! Os orgulhosos, os vaidosos, os auto-suficientes fazem estardalhaço, mas são iguais ao bumbo, que emite som alto e é oco por dentro. O segredo da eficácia está na humildade. Você conhece alguém mais eficaz do que Maria? Ela trouxe o Salvador e a salvação a este mundo: a essência. Portanto, nós é que precisamos aprender essa eficácia com Maria.

(Monsenhor Jonas Abib é fundador da Canção Nova (www.cancaonova.com))

Espera no Senhor e faze o bem; habitarás a terra em plena segurança. Põe tuas delícias no Senhor, e os desejos do teu coração ele atenderá. Confia ao Senhor a tua sorte, espera nele, e ele agirá. (Sl 36, 3-5)

Renata Sol
Grupo de Jovens Ágape
De volta ao primeiro amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário