Grupo de Jovens Ágape

devoltaaoprimeiroamor@gmail.com, Uberlândia MG, Brazil
Para o Grupo de Jovens Ágape aprender a viver uma vida em comunidade à luz dos valores cristãos, constituindo a unidade e comunhão entre o grupo é o nosso maior propósito...afinal somos mais que participantes do mesmo grupo ou simplesmente amigos... o nosso valor principal é fazer parte de uma família...a família Ágape.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Partilha


Mateus 14, 13 – 21 => imaginemos que cada pessoa neste momento após Jesus fazer a oração começou a partilhar o pouco que tinha guardado, assim a partilha de cada um alimentou a multidão e ainda sobre doze cesto para alimentar o povo de Israel.

Para melhor refletirmos sobre este tema vamos meditar esta música do Pe. Zezinho:

Minha casa é uma casa pequenina
Cabem cinco mas abriga muito mais
Nas janelas tem um jogo de cortinas
Que tremulam qual bandeira pela paz

Duas mesas um sofá quatro cadeiras
Quase tudo a gente tem que repartir
As cadeiras o sofá o pão e o vinho
As lembranças as tristezas e o sorrir

Minha casa tem calor, tem harmonia
Cabem cinco mas abriga muito mais
Nas paredes tem Jesus e tem Maria
Que nos lembram que é melhor viver em paz

Quando, às vezes, vai nascendo uma barreira
E um de nós esquece a hora do perdão
Um sorriso e uma inocente brincadeira
Faz a gente remoçar o coração

Minha casa fica perto de outras casas
E na rua brincam trinta ou cem crianças
Na varanda, meus compadres e comadres
Tiram prosa repartindo as esperanças

Duas mesas um sofá quatro cadeiras
Quem tem tanto, quase sempre tem demais
Um empresta, o outro aluga a vida inteira
E assim a gente vai vivendo em paz

Meu Senhor do céu
Que às aves deste um ninho
Onde sempre elas abrigam seis ou mais
Eu sou pobre, mas sou como os passarinhos
Tenho casa onde a gente vive em paz

Mas conheço quem também não tendo nada
Não consegue já não sabe mais lutar
Passa a vida sob as pontes e calçadas
Ou nem come só pra ter onde morar
Aconchego – Pe. Zezinho

Para partilharmos precisamos nos abrir ao irmão, seja para partilharmos um alimento, uma roupa, um bem material qualquer. Porém, não somente partilhamos bens materiais, na própria música fala das lembranças, sentimentos, emoções, nossas experiências de vida sejam elas de bons momentos ou de dificuldades superadas. Um grande instrumento para evangelizar é através do exemplo de nossas próprias vidas, quando partilhamos nossos testemunhos de vida podemos ajudar nosso irmão em um momento de angustia.
É através da partilha que conhecemos as pessoas, suas aspirações, sonhos, medos, alegrias e vitórias. Hoje deixamos muito de praticar o exercício da partilha com nosso próximo, nos pegamos em um mundo hoje que nos toma tempo e com a falta deste fator deixamos de procurar nossos amigos para conversar, a famílias que antes se reuniam para conversar e partilhar hoje quase não se encontram mais, filhos não conversam com os pais preferem um bate papo na internet, com isto a sociedade vem perdendo o contato uns com os outros e os laços da partilha vem se tornam mais distantes.
Sem o diálogo a partilha não é possível acontecer cada ser humano é um mundo a ser explorado. Todos temos muito a partilhar e muito que aprender com o que o irmão tem a nos ensinar, muitas vezes podem ser lições de vida, palavras que nos da força e nos ajuda na caminhada, cada ser humano possui uma riqueza única.
Pare para refletir: Como está o seu diálogo com seus pais? Com os amigos? Com seus professores? Com sua família? Com o Padre de sua Paróquia?

Cada pessoa esconde um mistério na alma, cabe a cada um de nós desvendar este mistério do irmão que chega em nossas vidas, quando nos abrimos mostramos nossas qualidades e defeitos. Partilha é coragem para abrir o íntimo do nosso coração. Partilha é acolhida daquele de que quem ouve e acolhe a vida do irmão e o ama como ele é.
Jesus, é o mestre em escutar o que nós partilhamos com Ele, mestre em coragem pois nos deixou o exemplo de sua própria vida, exemplo de amor e partilhou com cada de nós que devemos amar o próximo como a nós mesmo e que não há prova maior de amor que doar a vida pelo próximo. Jesus partilhou sua própria vida por amor ao Pai e a nós!

Hoje é o dia em que você pode mudar de comportamento...é tempo de partilhar... Comece partilhando a respeito de algo bonito que Deus lhe deu. Partilhe suas maravilhas! Há tantas coisas que podemos partilhar basta aceitar o desafio e ser firmar no propósito de partilhar o seu amor, o seu trabalho, a sua vida em serviço do próximo.

Conduzido por: Virginia Castro
Grupo de Jovens Ágape
De Volta ao Primeiro Amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário