Mateus 14, 13 – 21 => imaginemos que cada pessoa neste momento após Jesus fazer a oração começou a partilhar o pouco que tinha guardado, assim a partilha de cada um alimentou a multidão e ainda sobre doze cesto para alimentar o povo de Israel.
Para melhor refletirmos sobre este tema vamos meditar esta música do Pe. Zezinho:
Para partilharmos precisamos nos abrir ao irmão, seja para partilharmos um alimento, uma roupa, um bem material qualquer. Porém, não somente partilhamos bens materiais, na própria música fala das lembranças, sentimentos, emoções, nossas experiências de vida sejam elas de bons momentos ou de dificuldades superadas. Um grande instrumento para evangelizar é através do exemplo de nossas próprias vidas, quando partilhamos nossos testemunhos de vida podemos ajudar nosso irmão em um momento de angustia.
É através da partilha que conhecemos as pessoas, suas aspirações, sonhos, medos, alegrias e vitórias. Hoje deixamos muito de praticar o exercício da partilha com nosso próximo, nos pegamos em um mundo hoje que nos toma tempo e com a falta deste fator deixamos de procurar nossos amigos para conversar, a famílias que antes se reuniam para conversar e partilhar hoje quase não se encontram mais, filhos não conversam com os pais preferem um bate papo na internet, com isto a sociedade vem perdendo o contato uns com os outros e os laços da partilha vem se tornam mais distantes.
Sem o diálogo a partilha não é possível acontecer cada ser humano é um mundo a ser explorado. Todos temos muito a partilhar e muito que aprender com o que o irmão tem a nos ensinar, muitas vezes podem ser lições de vida, palavras que nos da força e nos ajuda na caminhada, cada ser humano possui uma riqueza única.
Pare para refletir: Como está o seu diálogo com seus pais? Com os amigos? Com seus professores? Com sua família? Com o Padre de sua Paróquia?
Cada pessoa esconde um mistério na alma, cabe a cada um de nós desvendar este mistério do irmão que chega em nossas vidas, quando nos abrimos mostramos nossas qualidades e defeitos. Partilha é coragem para abrir o íntimo do nosso coração. Partilha é acolhida daquele de que quem ouve e acolhe a vida do irmão e o ama como ele é.
Jesus, é o mestre em escutar o que nós partilhamos com Ele, mestre em coragem pois nos deixou o exemplo de sua própria vida, exemplo de amor e partilhou com cada de nós que devemos amar o próximo como a nós mesmo e que não há prova maior de amor que doar a vida pelo próximo. Jesus partilhou sua própria vida por amor ao Pai e a nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário