Grupo de Jovens Ágape

devoltaaoprimeiroamor@gmail.com, Uberlândia MG, Brazil
Para o Grupo de Jovens Ágape aprender a viver uma vida em comunidade à luz dos valores cristãos, constituindo a unidade e comunhão entre o grupo é o nosso maior propósito...afinal somos mais que participantes do mesmo grupo ou simplesmente amigos... o nosso valor principal é fazer parte de uma família...a família Ágape.

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tempo, tempo, tempo

Quanto tempo eu vou gastar para ler este post? Quanto tempo me dedico ao meu cônjuge, aos meus pais, aos meus amigos, aos meus clientes, afilhados, sobrinhos e primos?

O tempo com a definição que conhecemos atualmente era definido na antiguidade por duas palavras distintas: Khronos e Kairós.

Kronos é o tempo cronológico ou seqüencial. Possui natureza quantitativa e pode ser considerado como o tempo dos homens. É medido em horas e prioriza horários, atrasos, prazos, duração de eventos. É o tempo controlado pelo relógio de pulso.

Kairós é o tempo existencial. Possui forma qualitativa e pode ser considerado como o tempo de Deus. Não pode ser medido e sim vivido. Aqui listamos os momentos marcantes, duradouros e inesquecíveis. É o encontro pessoal com Deus. É o tempo controlado pelo relógio do coração.

Com esta definição pode-se observar que o tempo possui duas dimensões: a dos homens e a de Deus, as quais são distintas. Assim vemos em 2 Pedro 3: 8 a passagem que nos fala que um dia é como mil anos e mil anos são como um dia só. Isto mostra que a dimensão de tempo humano é diferente da dimensão divina.

A passagem de Eclesiastes 3 nos mostra que há um tempo para tudo debaixo dos céus e que este tempo não é dentro dos nossos padrões humanos que mede o passar das situações em dias, horas, calendários. O tempo de Deus é Kairós é diferente da nossa visão mundana. Tudo acontece dentro do tempo previsto por Deus...as situações que te buscam ocorrem no momento exato previsto por Deus.

Às vezes nos angustiamos e reclamamos que nada em nossa vida acontece, mas tudo está indo da forma como Deus projetou...nós que somos limitados e não conseguimos entender e ter a paciência necessária para sofrer as demoras de Cristo.

E o que estamos fazendo com o nosso tempo? Trabalhando, acumulando bens materiais e tendo menos tempo para conversar, sair com os amigos, ver os filhos crescerem. Como está a nossa qualidade de vida? Estamos dando mais valor às coisas ou às pessoas?

Deixamos muitas vezes o tempo passar e acreditamos que só seremos felizes nos grandes acontecimentos como passar no vestibular, casar ou quando nossos filhos nascerem. Entretanto, a vida é breve, a vida é passageira e a única coisa que fica são marcas de amor...portanto, reflita em como você está utilizando o seu tempo...você tem feito ações proveitosas para o bem comum ou tem olhado só para o “seu tempo” e o “seu bem-estar”?

Há amigos que passaram muito rápido, há amores não realizados, há tristezas que nos paralisaram por meses, há eventos que vamos lembrar para sempre. Quantas coisas eram tão importantes na sua vida há anos atrás e hoje não fazem a menor diferença. Quantas dúvidas você tinha que hoje são totalmente banais.

Assim o curso da vida segue naturalmente dentro dos preceitos de Deus e nós limitados, humanos e audaciosos vamos tentando desvendar o mistério do tempo. Muitas vezes através de tropeços, mas caminhando em busca do Kairós do tempo vivido, sentido e compartilhado com os irmãos.

Conduzido por Virginia Castro

Grupo de Jovens Ágape

De volta ao primeiro amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário