Estamos vivendo o tempo do Advento...é tempo de Conversão...para tanto o que é o tempo do Advento, qual o sentimento desse período?
Ano Litúrgico
Tempo repleto de simbolismos, de essência pascal, marcado pelo ingresso de Deus na humanidade.
As celebrações do Ano Litúrgico não olham apenas para o passado, mas também para o futuro e tem
como coroação e principal celebração a páscoa de Cristo.Assim como a vida humana segue seu
curso no tempo, assim também a vida de Cristo, em comunhão com Deus, vive seu projeto na
dinâmica do ano civil.
O simbolismo é representado por um circulo, porque não tem começo nem tem fim, o círculo é eterno, sempre tem um recomeço.
O Ano Litúrgico tem seu início diferente do ano civil, ele não tem data fixa para iniciar, se inicia no primeiro domingo do Advento e encerra no sábado na 34º semana do tempo comum, após a festa de Cristo Rei. Cristo Rei simboliza a realização absoluta de Cristo no fim dos tempos.
A principal data do Ano Litúrgico da Igreja é a Páscoa, pois celebra a vitória do nosso Senhor Jesus sobre a morte, quando Ele vence a morte nos dando a vida eterna.
Domingo é o dia do Senhor, pois, cada domingo é celebrado uma nova Páscoa, quando temos a graça de poder receber Jesus ressuscitado na Eucarística.
Advento: quer dizer “o que há de vir”. Na Igreja significa que o filho de Deus, o Salvador esta chegando. É tempo de conversão; de meditação do ano que passou, e do ano que está por vir; tempo de alegria, pois Jesus esta chegando; esperança; pobreza e vigilância.
No tempo do Advento a Igreja se veste de roxo, e é colocado na Igreja uma coroa circular (não tem começo e não tem fim) com quatro velas, o verde da coroa simboliza o mistério Cristão que nunca perde seu valor, esperança e vida eterna.
O tempo do Advento é divido em duas partes:
1ª parte: significa a segunda vinda do Senhor;
2ª parte: significa a primeira vinda do Senhor.
Três personagens marcam o tempo do Advento: Isaías (que desde seu tempo profetizava a vinda do Salvador), João Batista (mais próximo ao tempo de Jesus, também profetizava a vinda de Jesus) e Maria (sem comentários, Virgem que gerou e concebeu o filho de Deus).
Nesta passagem o profeta Isaías diz:
“Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará a luz um filho, e o chamará ‘Deus Conosco’. Ele será nutrido com manteiga e mel até que saiba rejeitar o mal e escolher o bem”
Então, irmãos estamos vivendo o tempo do Advento, como já foi dito é tempo de meditação sobre tudo que fizemos este ano, espero que para todos este ano tenha sido muito proveitoso, cheio de realizações e bênçãos, e que todos possam viver este novo ano que se inicia, nos caminhos e seguindo os ensinamentos do Senhor.
Que possamos mergulhar a fundo, de cabeça no amor de Deus, pois é sempre constante, infinito e verdadeiro. Que possamos entregar todas as nossas vidas e o nosso ser nas mãos de Deus, para que Ele possa nos guiar e que sempre seja feita a vontade dEle em nossas vidas.
Vamos erguer os olhos e ver o Senhor. E que Maria, mãe de Jesus e nossa Mãe, possa passar a frente e nos guiar e nos manter sempre firmes nos caminhos de teu filho Jesus e Deus nosso Pai. Ó Mãe interceda sempre por cada um de nós.
Por Juliana Venâncio Silva e Antônio Cézar
Grupo Ágape - de volta ao primeiro amor