...seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. Esse trecho da oração do Pai Nosso, que é tão rezada por todos nós, é muito negligenciado em nossas vidas. Rezamos que seja feita a vontade de Deus e logo depois rogamos a Deus pedindo por inúmeras coisas, não aceitamos e até reclamamos de tantas outras coisas que transcorrem e por vezes insistimos em caminhos que não dão certo, em escolhas erradas. Afinal, o que é fazer a vontade de Deus? A vontade de Deus para nós são os planos que Ele tem a respeito de nossas vidas. É fato que fomos criados livres, mas quem melhor do que nosso Criador para saber o que é melhor para nós? Aceitar fazer a vontade de Deus é reconhecer nossa pequenês, nossa impotência e ignorância. Deus sabe o que é melhor para mim, eu não sei!
Mas o que é a vontade de Deus? O que Ele quer de nós? Primordialmente a vontade de Deus para nós é cumprirmos a finalidade de nossa criação. Fomos criados para participar da vida bem-aventurada de Deus, para sermos um com Ele. Quando o homem peca, ele nega que precisa de Deus e rejeita Seus planos para ele. Cristo, então, salva a humanidade de sua condição e devolve-nos a oportunidade de participar da vida de Deus. Mas, como somos livres, escolhemos se queremos isso ou não. A primeira dimensão em fazer a vontade de Deus é fazer tudo aquilo que aprendemos de Deus, fazer tudo aquilo que Jesus nos deixou para não perdemos a salvação que Ele nos deu na cruz. Cumprir os mandamentos e o que ensina o evangelho é a forma de fazer a vontade de Deus. A Santa Igreja foi deixada por Cristo com a missão de guiar seu povo no seu caminho, orientando-os a luz de Sua palavra, de seu evangelho. Por isso, permanecer ligado a Igreja e fazer o que ela nos orienta é também fazer a vontade de Deus. Afinal, os novos tempos trazem problemas e questões que não estão abordados claramente nas escrituras, não foram ensinados diretamente por Cristo. Por isso, a Igreja à luz de Seus ensinamentos orienta os fieis sobre o que é a vontade de Deus em temas contemporâneos.
A outra dimensão em fazer a vontade de Deus é de cunho particular. Vimos que nosso primeiro chamado é de fazer parde da vida de Deus, mas cada um é chamado a uma missão especial em nossas vidas terrenas. Para cada pessoa Deus tem planos, planos esses que nos auxiliam a cumprir nosso primeiro chamado e a auxiliar outras pessoas a também o fazerem. Nesse ponto torna-se mais complicado compreender e fazer a vontade de Deus, pois temos que discernir nossa vocação particular e isso nem sempre é fácil. Para tal, entretanto, devemos nos colocar em constante oração, pedir a Deus, mas deixar claro que queremos que a vontade Dele permaneça ao invés da nossa. Estar aberto a fazer a vontade de Deus é deixar de querer ter o controle total de nossas vidas, de nossas escolhas e deixar que elas sejam guiadas por Deus.
Por Mariana Prado