Grupo de Jovens Ágape

devoltaaoprimeiroamor@gmail.com, Uberlândia MG, Brazil
Para o Grupo de Jovens Ágape aprender a viver uma vida em comunidade à luz dos valores cristãos, constituindo a unidade e comunhão entre o grupo é o nosso maior propósito...afinal somos mais que participantes do mesmo grupo ou simplesmente amigos... o nosso valor principal é fazer parte de uma família...a família Ágape.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Jornada Mundial da Juventude 2011

A Jornada Mundial da Juventude acontece a cada 3 anos ao redor do mundo. É o encontro global do Papa com os jovens. Foi celebrada a primeira vez em um Domingo de Ramos em 1986 em Roma e foi criada pelo Papa João Paulo II. O maior evento foi em 1995 nas Filipinas onde se reuniram 4 milhões de jovens.

Em 2002 foi a última JMJ que o Papa João Paulo II presidiu e na qual ele disse:
"Vós sois jovens e o Papa é idoso e ter 82 ou 83 anos não é a mesma coisa de ter 22 ou 23. Todavia continuo a identificar-me plenamente com as vossas esperanças e com as vossas aspirações. Juventude de espírito! Juventude de espírito! Embora eu tenha vivido em meio de muitas trevas, sob duros regimes totalitários, tive suficientes motivos para me convencer, de maneira inabalável, que nenhuma dificuldade e nenhum temor é tão grande a ponto de poder sufocar completamente a esperança que jorra sem cessar no coração dos jovens."

Nos dias 18 a 21 deste mês aconteceu a JMJ em Madri. O Papa Bento XVI disse, em seu discurso, que a descoberta do Deus vivo revigora os jovens e abre os seus olhos para os desafios do mundo onde vivem, com as suas possibilidades e limitações. Veem a superficialidade, o consumismo imperante, tanta banalidade na vivência da sexualidade, tanto egoísmo, tanta corrupção.

Acrescentou ainda: "Sede prudentes e sábios, edificai as vossas vidas sobre o alicerce firme que é Cristo. Deixai que a Palavra penetre e crie raízes nos vossos corações, e sobre ela edificai a vossa vida. Firmes na fé, sereis um elo na grande cadeia dos fiéis. A Igreja precisa de vós, e vós precisais da Igreja."

A JMJ parte de um grande caminho, cria amizades, abre fronteiras e torna visível que é belo estar com Deus, que Deus está conosco.

O Papa se reuniu durante a JMJ, pela primeira vez na história das JMJs, com 1000 professores e lhes pediu que transmitam o ideal universitário a seus alunos, acreditando que a fé vem antes da inteligência dos homens. As universidades sempre foram e são chamadas a ser sempre o lugar onde se busca a verdade própria da pessoa humana.

Os jovens necessitam de professores autênticos, pessoas abertas a verdade total nos diferentes ramos do saber, sabendo escutar e vivendo em seu interior um diálogo interdisciplinar. Porém, não se deve perder nunca a sensibilidade e a humildade, pois a vaidade fecha as portas para o discernimento e a verdade.

A próxima JMJ será realizada no Brasil. Que possamos estar em oração desde já para que tenhamos muita força e fé para receber jovens do mundo todo em nosso país, sendo um momento propício para o aprofundamento da nossa fé.

Virginia Castro
Grupo de Jovens Ágape
De volta ao primeiro amor

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc 1,38). O evangelho desta segunda (22/08) mostra o sim incondicional de Nossa Senhora ao chamado de Deus. A incondicionalidade não está somente em não impor condições à Deus em missão, mas também em sua prontidão, sua entrega total e confiança absoluta na providência divina. Mesmo sem compreender os mistérios de Deus, Maria sempre se entregou sem ressalvas. Será que seguimos o exemplo de Maria quanto ao chamado de Deus? Ou será que sempre estamos ocupados demais, preocupados demais e sempre dizemos mais tarde, hoje não posso ou vou pensar, para Deus? Infelizmente, por causa da nossa tibieza, nos prendemos demais às coisas desse mundo e esquecemos de buscar as coisas do alto, o Reino de Deus. Trabalho, estudo, planos e projetos, prazeres, diversão, dinheiro, bens materiais... Quantas vezes colocamos tudo isso antes dos serviço a Deus e aos irmãos? Fechamos os ouvidos e o coração e dizemos não posso, não quero, outra hora. Mas a hora de Deus é agora. Maria disse no presente (“Faça-se em mim segundo a tua palavra.”) e se dispôs imediatamente (“Eis aqui as serva do Senhor.”). Peçamos à graça de do Senhor pela intercessão da Virgem Santíssima que nos ensine e nos dê espírito de prontidão e doação para que coloquemos Deus em primeiro lugar em nossas vidas, buscando primeiro o Reino de Deus. Quando fazemos isso, Cristo afirmou que todo o resto nos seria dado em acréscimo, pois o Pai sabe do que precisamos.

Mariana Prado Borges

JMJ 2013 será no Rio de Janeiro - Brasil

"A sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio de Janeiro!", anunciou o Pontífice para mais de dois milhões de jovens na última missa da JMJ Madri, na manhã deste domingo (21). A notícia deixou os brazucas radiantes de alegria. "Lê-lê-lê-ô! Lê-lê-ô! Brasil!-", exultaram os brasileiros no aeroporto de Cuatro Ventos, no final de missa de encerramento da JMJ, que reuniu quase dois milhões de jovens.
A delegação brasileira enviada a Madri foi a maior de todas as jornadas. Mais de 15 mil jovens participaram da Pré-Jornada, catequeses, Feira Vocacional e Vigília. Todos eles viram um Bento XVI radiante e puderam enraizar a vida em Cristo, se tornaram firmes na fé. Agora, a experiência do encontro com Cristo e com milhares de culturas, será levada para a cidade maravilhosa do Rio de Janeiro.
"Espero poder encontrar-vos daqui a dois anos, na próxima Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, Brasil. Até lá, rezemos uns pelos outros, dando testemunho da alegria que brota de viver enraizados e edificados em Cristo. Até breve, queridos jovens! Que Deus vos abençoe!", manifestou o Bento XVI, em português, durante sua tradicional mensagem do Ângelus, após a missa, ainda em "Quatro Ventos".

Também na última missa da Jornada de Madri, foi entregue a Cruz Peregrina. Criada pelo Papa João Paulo II, ela é levada, pelos jovens, a todo mundo como símbolo do amor de Cristo pela humanidade. No Brasil, a Cruz chega em 18 de setembro, na cidade de São Paulo.
A data prevista para o evento no Brasil é de 23 a 28 de julho de 2013 e a expectativa é reunir mais de dois milhões de jovens peregrinos. "Este é o maior evento da Igreja. Juntando o número de pessoas de uma Copa do Mundo e uma Olimpíada, não dá a metade do que se dá numa Jornada Mundial da Juventude”, destaca o assessor da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, padre Carlos Sávio Costa Ribeiro.
Palavra do Papa
"Pensei muito em vós, nestas horas em que não foi possível ver-nos. Espero que tenhais podido dormir um pouco, apesar dos rigores do clima. Tenho certeza que, nesta madrugada, tereis levantando, mais de uma vez, os olhos para céu, e não só os olhos, também o coração, e isso vos terá permitido rezar. Deus tira o bem em tudo. Com esta confiança, e sabendo que o Senhor nunca nos abandona, comecemos a nossa celebração eucarística cheios de entusiasmo e firmes na fé". Assim o Papa começou a homilia da missa de encerramento da 26ª JMJ, no aeródromo de "Quatro Ventos!, em Madri.
O pontífice se referiu ao Evangelho proclamado na missa, no qual Jesus indaga aos apóstolos sobr eo que dizem sobre ele. "Cristo hoje também se dirige aos jovens com a mesma pergunta que fez aos apóstolos: 'E vós, quem dizeis que Eu sou?' Respondei-Lhe com generosidade e coragem, como corresponde a um coração jovem como o vosso. Dizei-Lhe: Jesus, eu sei que Tu és o Filho de Deus que deste a tua vida por mim. Quero seguir-Te fielmente e deixar-me guiar pela tua palavra. Tu conheces-me e amas-me. Eu confio em Ti e coloco nas tuas mãos a minha vida inteira. Quero que sejas a força que me sustente, a alegria que nuca me abandone", disse.




Fonte: www.rostojovem.com.br

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Missa de abertura da JMJ em Madri

"Esta é a geração Bento XVI !", enfatiza o cardeal de Madri

Modelo de João Paulo II


Padroeiro da JMJ e exemplo de vida cristã, o Beato João Paulo II mudou a relação dos Sucessores de Pedro com a juventude, mostrando-lhes como abrir-se a Cristo.

“João Paulo II foi um valente cristão, ninguém conseguiu afasta-lo. O Papa entregou toda sua vida ao Senhor, não guardou nada para si”, destacou o Dom Rouco Valera.

O amor de Karol Wojtyla pelos jovens era visível e eles se sentiam verdadeiramente amados por ele. O cardeal recordou a mensagem deixada por João Paulo II aos jovens; o pontífice polonês pediu para que eles se colocassem a caminho de Jesus Cristo.

“Nesta tarde lembramos nosso Beato João Paulo II, Papa dos jovens. Este Papa iniciou uma nova experiência dos Sucessores de Pedro com os jovens. Desde a primeira convocação de João Paulo II, em Roma, está sendo escrita uma bela história de três gerações que culminarão em muitas vocações”, ressaltou o presidente da celebração.

Qualquer um que já tenha ido a uma JMJ pode constatar que, ao receber o Papa, os jovens com grande amor demostravam o respeito e a admiração por aquele que vinha em nome de Deus.

“Recebamos o Papa Bento XVI com o mesmo amor que recebemos João Paulo II. Vocês pertencem a geração do Papa Bento XVI”, destacou o cardeal.

Pedindo a proteção especial do beato João Paulo XVI e da Virgem Maria, o arcebispo de Madri acredita que estes serão dias de alegria que se estenderão a todas as nações.


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Presente de Deus!

Vocação Sacerdotal.... presente de Deus para o mundo!!!





Que Deus abençoe nossos sacerdotes...


Fonte: www.jovensconectados.org.br