Grupo de Jovens Ágape

devoltaaoprimeiroamor@gmail.com, Uberlândia MG, Brazil
Para o Grupo de Jovens Ágape aprender a viver uma vida em comunidade à luz dos valores cristãos, constituindo a unidade e comunhão entre o grupo é o nosso maior propósito...afinal somos mais que participantes do mesmo grupo ou simplesmente amigos... o nosso valor principal é fazer parte de uma família...a família Ágape.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Atravessando o deserto...


Em 2012 passei por grandes desafios, grandes desertos, e tambem acopanhei pacientes, familias e moradores de rua em situacao de grandissimo deserto....deserto de perspectiva, de futuro, deserto de ausência de pessoas para nos sustentar na caminhada (solidao das ruas, solidao da toxicodependencia, solidao de estar num quarto isolado de uma UTI, solidao das pessoas nao se importarem com aquilo que nos perturba...etc).

Ai olha só o que achei na Internet;...as palavras abaixo da religiosa irmã Glenda sao dirigidas especificamente aas mulheres, porém essas palavras servem para todos(as) nos, homens, mulheres, jovens, adultos....

http://www.youtube.com/watch?v=M0HrRRVwCmM

Achei simplesmente fantastico o que ela disse, e todo esse discurso está fundamentado na seguinte passagem das escrituras: 
Mateus 25:1-13. Se quiserem podem ler uma outra reflexao sobre esse mesmo trecho dos Evangelhos em http://www.celebrandodeus.com/Artigos/artigo_DezVirgens.asp

O que a irmã Glenda e essa passagem da Escritura estão nos dizendo?

Estão dizendo que, ao atravessarmos um deserto sem nenhuma perspectiva...precisamos de uma super gasolina turbinada para termos gás de atravessar o tal deserto.....sem isso não conseguimos sequer fazer um passo. Essa gasolina super turbinada, de acordo com as Escrituras, é a meditacao, a Graça, a Benção, o Amor Infinito de Deus sobre nós. Temos que receber e principalmente sentir na Alma e no Coração esse Amor senão nao vamos dar conta do recado. E para isso precisamos pedir ao Poder Espiritual sentir isso, perceber isso concretamente, através da meditação.

Alias esse é justamente o significado da oração monástica das 03h00. Esse é o momento o mais escuro e o mais frio do dia, geofisicamente falando...paradoxalmente, é um momento próximo ao raiar do dia (pois há apenas uma diferença de 03h00 entre este horário e o raiar do dia, que normalmente acontece aas 06h00...comparar esse período com um periodo de 12h que separa o inicio da noite - 18h00 - com o raiar do dia seguinte - 06h00 !). Entao nessa hora é necessário coragem, fé, esperança, força e muitissima garra para atravessar as 3 horas criticas que separam a intensa escuridão e frio do raiar do dia....por isso diversas ordens religiosas fazem oracoes nesse horario pensando em nossas fraquezas humanas, mas tambem pensando nas pessoas que sofrem...e que nao sabem que este sofrimento esconde um profundissimo aprendizado, necessário para preparar novas etapas de vida...que estão prestes a se revelar com o raiar do dia.

É por isso que se reza o terço da misericórdia aas 03h00...que lembra também o horario da morte de Cristo, momento de enorme escuridao e frio para este planeta. Minha amiga Rosely, mãe da Daniela faz isso sempre, e eu aprendi esse hábito após fazer uma experiencia de vida com a Ordem Monastica de Jerusalém, uma ordem religiosa francesa.

E a irmã Glenda fala algo muito pratico para todos(as) nós, mulheres e homens. Uma outra forma de termos acesso à gasolina super turbinada para atravessar o deserto é parar....serenizar o coração, a alma...recordar, pensar, refletir nos momentos de INTENSO AMOR QUE SENTIMOS. Esse Amor pode ser tanto o Infinito Espiritual que vem do Poder Supremo, dos Anjos, do nosso Anjo da Guarda, dos Santos.....da Natureza também...bem como pode ter um caráter humano, ligado a nossa familia, conhecidos, amigos....NAO IMPORTA A FONTE DO AMOR QUE RECEBEMOS, PRECISAMOS RECORDAR ESSES MOMENTOS DE FORMA INTENSA PARA REABASTECER NOSSA ALMA E NOSSO CORAÇÃO de energia, ternura, carinho, serenidade.

Ontem à noite parei para fazer essa meditação proposta pela Irmã Glenda..após
uma hora, ainda não havia terminado de recordar tudo...como somos indiferentes e inconscientes para com o Amor de Deus e o Amor dos(as) irmaos(as)!!!

Escrevo essas linhas para compartilhar com vocês tais pensamentos...meditem a respeito, espero que sejam úteis. E também escrevo simplesmente para dizer que cada um(a) de voces e suas familias sao MUITO importantes para mim...

Por João Destro
Grupo de Jovens Ágape  De volta ao primeiro amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário