Grupo de Jovens Ágape

devoltaaoprimeiroamor@gmail.com, Uberlândia MG, Brazil
Para o Grupo de Jovens Ágape aprender a viver uma vida em comunidade à luz dos valores cristãos, constituindo a unidade e comunhão entre o grupo é o nosso maior propósito...afinal somos mais que participantes do mesmo grupo ou simplesmente amigos... o nosso valor principal é fazer parte de uma família...a família Ágape.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Jornada Mundial da Juventude 2011

A Jornada Mundial da Juventude acontece a cada 3 anos ao redor do mundo. É o encontro global do Papa com os jovens. Foi celebrada a primeira vez em um Domingo de Ramos em 1986 em Roma e foi criada pelo Papa João Paulo II. O maior evento foi em 1995 nas Filipinas onde se reuniram 4 milhões de jovens.

Em 2002 foi a última JMJ que o Papa João Paulo II presidiu e na qual ele disse:
"Vós sois jovens e o Papa é idoso e ter 82 ou 83 anos não é a mesma coisa de ter 22 ou 23. Todavia continuo a identificar-me plenamente com as vossas esperanças e com as vossas aspirações. Juventude de espírito! Juventude de espírito! Embora eu tenha vivido em meio de muitas trevas, sob duros regimes totalitários, tive suficientes motivos para me convencer, de maneira inabalável, que nenhuma dificuldade e nenhum temor é tão grande a ponto de poder sufocar completamente a esperança que jorra sem cessar no coração dos jovens."

Nos dias 18 a 21 deste mês aconteceu a JMJ em Madri. O Papa Bento XVI disse, em seu discurso, que a descoberta do Deus vivo revigora os jovens e abre os seus olhos para os desafios do mundo onde vivem, com as suas possibilidades e limitações. Veem a superficialidade, o consumismo imperante, tanta banalidade na vivência da sexualidade, tanto egoísmo, tanta corrupção.

Acrescentou ainda: "Sede prudentes e sábios, edificai as vossas vidas sobre o alicerce firme que é Cristo. Deixai que a Palavra penetre e crie raízes nos vossos corações, e sobre ela edificai a vossa vida. Firmes na fé, sereis um elo na grande cadeia dos fiéis. A Igreja precisa de vós, e vós precisais da Igreja."

A JMJ parte de um grande caminho, cria amizades, abre fronteiras e torna visível que é belo estar com Deus, que Deus está conosco.

O Papa se reuniu durante a JMJ, pela primeira vez na história das JMJs, com 1000 professores e lhes pediu que transmitam o ideal universitário a seus alunos, acreditando que a fé vem antes da inteligência dos homens. As universidades sempre foram e são chamadas a ser sempre o lugar onde se busca a verdade própria da pessoa humana.

Os jovens necessitam de professores autênticos, pessoas abertas a verdade total nos diferentes ramos do saber, sabendo escutar e vivendo em seu interior um diálogo interdisciplinar. Porém, não se deve perder nunca a sensibilidade e a humildade, pois a vaidade fecha as portas para o discernimento e a verdade.

A próxima JMJ será realizada no Brasil. Que possamos estar em oração desde já para que tenhamos muita força e fé para receber jovens do mundo todo em nosso país, sendo um momento propício para o aprofundamento da nossa fé.

Virginia Castro
Grupo de Jovens Ágape
De volta ao primeiro amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário