Grupo de Jovens Ágape

devoltaaoprimeiroamor@gmail.com, Uberlândia MG, Brazil
Para o Grupo de Jovens Ágape aprender a viver uma vida em comunidade à luz dos valores cristãos, constituindo a unidade e comunhão entre o grupo é o nosso maior propósito...afinal somos mais que participantes do mesmo grupo ou simplesmente amigos... o nosso valor principal é fazer parte de uma família...a família Ágape.

domingo, 11 de abril de 2010

Jesus: a árvore da vida


“Feliz quem não se conduz segundo as normas dos ímpios nem segue a estrada dos maus ou vem sentar-se com eles, mas ama a lei do Senhor e dia e noite a medita! Ele será como a árvore plantada à beira do rio, que produz fruto a seu tempo e cujas folhas não secam.” (Sl 1, 1-3)

Em Gênesis tem-se que no Éden foram criadas duas árvores a da vida que estava no meio do jardim e a outra do conhecimento do bem e do mal. Isto pode ser visto nas seguintes passagens Gn 1,11-12; Gn 1,29; Gn 2, 9; Gn 2,16-17; Gn 3,22-24. A árvore da vida representa a vida plena, a vida eterna enquanto a árvore do conhecimento do bem e do mal era aquela em que o homem não poderia comer seus frutos. Quando Adão e Eva desobedeceram e comeram do fruto da árvore do bem e do mal eles foram expulsos do Éden e foi-lhes cortada a oportunidade de ter o pleno acesso a árvore da vida. Então o homem se apartou de Deus e se distanciou da vida plena, da vida eterna.

O simbolismo da árvore da vida representa a vida eterna, sendo que apesar do pecado original em Gênesis no Novo Testamento renova-se a aliança e Jesus vem até nós como a árvore da vida como a possibilidade de alcançarmos a vida eterna.

Como sabemos que Deus é o princípio e o fim, o alfa e o ômega...o simbolismo da árvore da vida está presente no Gênesis e também no livro do Apocalipse, representando o começo e o fim de tudo. Assim em Ap 2,7 temos que: “ao vencedor darei de comer da árvore da vida que está no Paraíso de Deus.”

Desta forma, em vários momentos da Bíblia a analogia com a árvore nos mostra esta necessidade de estar ligado ao Pai e nos alimentarmos da seiva divina.

Em Jo 15, 1-8 temos a passagem da videira genuína. Assim compreende-se que Jesus é a árvore da vida apresentado como a videira genuína e que estiver nEle produzirá frutos. Jesus é a árvore de plantada por Deus (o agricultor) e seus discípulos tiram dele (Jesus) sua vida e sua força para produzir frutos.

O Pai cuida da videira com uma atenção amorosa, remove os ramos infrutíferos e poda os que não dão frutos, tirando os galhos desnecessários para que possa se desenvolver melhor.

Os ramos que não dão frutos precisam ser removidos para não atrapalhar os que produzem frutos. Da videira é que provém a vida. A seiva viva flui pelo caule e nos capacita a produzir boas uvas. A videira não vive sem os ramos...os ramos não vivem sem a videira. O ramo que não está unido ao tronco irá secar.

Como estamos produzindo frutos? Tem sido frutos de amor, de bondade, de generosidade e de perdão?

Em Mt 13, 1-9 temos a parábola do semeador que completa a nossa reflexão a cerca de árvore, caule, ramos, seiva, videira e, por fim, sementes... o fruto só se propaga e garante a continuidade da espécie porque dentro dele existe uma semente que se plantada germinará e produzirá mais frutos.


Há corações que possuem o solo adulterado com sementes de plantas inúteis e daninhas. O solo é rico, profundo e receptivo, mas está corrompido. Os espinhos que não produzirão nada de bom simplesmente crescerão para sobrecarregar o solo e enfraquecer a boa semente até que ela também fique infrutífera.

Porém os corações podem mudar...pode haver conversão...a semente pode ainda sair do seu estado de dormência e produzir bons frutos. Felizmente corações duros, rasos podem se tornar honestos e bons.

O semeador não rejeita nenhum tipo de solo, Deus não rejeita ninguém, semeia a Palavra em todos os corações e deseja sinceramente que ela produza frutos em todos.

Se você está recebendo a semente da Palavra na estrada, à beira do caminho, às margens, distraído, chega mais perto.

Se você está recebendo a Palavra, mas percebe em si pedras, a superficialidade e a inconstância, cava um pouco mais a terra do seu coração, retira as pedras, permita que a Palavra aprofunde raízes e sua alegria não será passageira, ela se tornará bem-aventurança.

Se você, por outro lado, tem recebido a Palavra mas os espínhos das preocupações da vida, da ilusão da riqueza e das coisas deste mundo tem sufocado a Palavra, impedindo-a de crescer, arranca esses espinhos e você descobrirá que a semente é na verdade um grande tesouro, uma pérola preciosa, e descobrirá também que o Pai cuida de tudo e sabe do que precisa, Ele dará tudo por acréscimo desde que você o busque em primeiro lugar, descobrirá que assim como Ele alimenta as aves do céu e reveste de beleza as plantas, muito mais o fará por você que é filho amado.

E por fim, você que já aprendeu que o melhor de tudo é ser terra boa, que incontáveis são os frutos da Semente, seja bem-vindo, vocé já faz parte da lavoura de Deus. Vamos juntos alimentar esse mundo tão carente de Deus e descobriremos muitos outros terrenos sedentos, famintos da Palavra. Pois uma certeza que temos é que os frutos produzidos também são repletos de sementes.

Fonte: www.cancaonova.com

Virginia Castro

Grupo de Jovens Ágape

De volta do primeiro amor


Um comentário:

  1. Jesus, árvore que nos abriga nas tempestades, refresca nossas horas mais difíceis, nos dá alimento e força, onde nos abrigamos, nos encontramos e nos reunimos nos mais variados caminhos de nossas vidas.

    Muito bom o encontro da Virginia!

    ResponderExcluir