Grupo de Jovens Ágape

devoltaaoprimeiroamor@gmail.com, Uberlândia MG, Brazil
Para o Grupo de Jovens Ágape aprender a viver uma vida em comunidade à luz dos valores cristãos, constituindo a unidade e comunhão entre o grupo é o nosso maior propósito...afinal somos mais que participantes do mesmo grupo ou simplesmente amigos... o nosso valor principal é fazer parte de uma família...a família Ágape.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Intervenção divina ou evolução natural? Uma reflexão sobre a providência de Deus e os destinos do universo

Muito se discute sobre a natureza e a forma do ato criador de Deus. Aqui mesmo neste blog foi postado um texto sobre a aleatoriedade da criação (Dezembro de 2009). O autor, Alexandre Zabot, afirmou que não devemos confundir a aleatoriedade das mutações genéticas com a aleatoriedade da criação em si, esta última negada pelo físico. Para ele, que é um cientista, e que por seu ofício tem a tendência de acreditar na força das leis naturais, a natureza é dotada de regras, que foram criadas por Deus, e são essas regras, as leis da natureza, que ditam o caminho da evolução, e não a interferência direta de Deus, que seria, no seu raciocínio, um ato de constante "remendo" de Deus em sua obra. No entanto, não é necessário que haja assim uma confusão entre a ação direta e atual de Deus em sua criação com o que o autor chamou de remendo.

Não pretendo aqui discutir qual a natureza das leis universais. Não é esse o escopo deste texto. Pretendo, sim, provar que elas não seriam contrárias à intervenção direta de Deus na sua criação, e que os constantes atos dessa intervenção não seriam constantes consertos de uma natureza que precisasse ser modelada. Pois essa confusão nasce da visão de que, se existem leis naturais, o universo não precisa de ajuda para vir a ser o que ele é e o que está destinado a ser. Essa seria a função das leis universais, levar a criação ao seu destino. Contudo, e se uma dessas leis for justamente a possibilidade da intervenção externa?

A criação, toda a criação de Deus, desde as mais complexas e grandiosas galáxias, até a mais diminuta partícula subatômica, é uma realidade aberta. Nada em si mesmo é auto-suficiente, no sentido de que é infenso a qualquer interferência exterior. Podemos, desse modo, dizer o mesmo da criação em conjunto. A criação foi moldada por Deus de modo que Ele mesmo possa interferir nela, para que Ele pudesse ter intimidade com a sua obra. Isso não é contrário à natureza das coisas, uma vez que essa abertura mesma faz parte dessa natureza. A criação é uma realidade aberta e naturalmente receptiva à ação poderosa de Deus.

Muitas pessoas dizem que não existe coincidência no mundo, existe providência. Na verdade, se uma dessas realidades negasse a outra, não existiria nem uma nem outra. Se não existisse providência, a coincidência, ou seja, a aleatoriedade, se transformaria em puro acaso e despropósito. O mundo se transformaria em um conjunto cego de eventos sem controle nem finalidade. Por outro lado, se existisse somente a providência, esta seria praticamente um destino imperioso, sem que houvesse possibilidade para uma configuração própria da vida e do universo. Acho que a posição mais correta é aquela que vê que a providência, ou seja, a ação direta de Deus nos destinos do homem e do universo, acontece nas várias possibilidades de ser das coisas, ou seja, na aleatoriedade. Entre as várias possibilidades, Deus interfere, conduzindo a uma delas.

Isso não significa a perda da autonomia da criação. Nós não podemos confundir autonomia com auto-suficiência. A autonomia é a qualidade de quem tem um ser, e a auto-suficiência é a qualidade de quem cujo ser se basta a si mesmo. A criação é autônoma, mas o seu ser não se basta, e não seria o que é sem sem a ação direta e constante de Deus. Esta não é um ato de conserto, como se o universo fosse deficiente e precisasse de ajuda. Ela configura o próprio ser do universo, sendo este uma realidade concreta, mas aberta, por suas próprias leis, à intervenção todo-poderosa de Deus.

Postado por Ney César.

Um comentário:

  1. Gostaria de fazer uma correção ao texto acima. O físico autor do texto citado, Alexandre Zabot, não defende que Deus age remendando a criação. O que ele cita em seu texto (http://agapegrupodejovens.blogspot.com/2009/12/ha-proposito-na-evolucao.html) é que a posição do Desing Inteligente é criticada por muitos teólogos por apelar para um “Deus de lacunas”, ou seja, um Deus que fica remediando a criação. Alexandre Zabot ressalta que essa teoria não é bem vista pela ciência nem pela teologia e deixa a entender que ele também não concorda com ela. A posição que ele demonstrou mais coerente do ponto científico e teológico que se por um lado há aleatoriedade nas mutações, não há aleatoriedade nas leis físicas. Essa posição é tida como Propósito de Deus na Criação e ela diz: "Se as mutações genéticas são aleatórias, as leis físicas não são e conduzem a natureza para um fim específico, em última análise desejado por Deus, que é o criador destas leis.” Lembro a todos que tanto a posição do desing inteligente do propósito de Deus na criação são posições teológicas que buscam respaldo na ciência. Alexandre demonstrou que a posição do propósito de Deus na criação tem respaldo científico e teológico e parece ser aceita para o autor. Particularmente, apesar de entender um pouco de religião, não tenho conhecimentos teológicos suficientes para dizer que a posição do propósito de Deus na criação seja errada, mas, apesar disso, ela me parece ter certa coerência. Como uma cientista natural (Bióloga) não vejo contradição dessa posição com o fato da evolução das espécies. Isso não quer dizer que eu seja contra o exposto no texto acima, da intervenção constante de Deus, é uma possibilidade, mas teologicamente não tenho conhecimentos para me posicionar. Devemos porém diferenciar duas coisas: uma é o curso do universo, do mundo físico regido por leis naturais, outra é a vida humana, nossa trajetória como indivíduos dotados de inteligência e alma, que além da dimensão física, temos a espiritual. Caso Deus tenha criado o mundo físico com suas leis naturais e exercer pouca interferência a partir daí não se opõe ao fato Dele interferir em nossa história humana (providência) quando nós O permitimos, pois também devemos lembrar que Deus nos dá o livre arbítrio e não interfere em nossas escolhas, a não ser quando O permitimos. A questão se Deus criou o mundo físico com suas leis e a partir daí exerce pouca ou nenhuma interferência ou se Ele interfere constantemente nos destinos da criação é uma dúvida par mim. Particularmente creio que somente Deus poderá nos revelar isso quando um dia O contemplarmos face a face.

    ResponderExcluir