Grupo de Jovens Ágape

devoltaaoprimeiroamor@gmail.com, Uberlândia MG, Brazil
Para o Grupo de Jovens Ágape aprender a viver uma vida em comunidade à luz dos valores cristãos, constituindo a unidade e comunhão entre o grupo é o nosso maior propósito...afinal somos mais que participantes do mesmo grupo ou simplesmente amigos... o nosso valor principal é fazer parte de uma família...a família Ágape.

segunda-feira, 22 de março de 2010

Confissão - Reconciliação com o Pai

A Importância da Confissão

I Coríntios 3, 13 – 17 => somos templo do Espírito Santo.

Quando vamos receber a visita de um amigo, alguém especial em nossas casas fazemos questão que ela estava limpa e arrumada para receber esta ilustre visita. Assim também deve ser com o nosso coração ao receber a mais ilustre e perfeita visita: Jesus Eucarístico. Da mesma forma que nossa casa no passar dos dias fica suja, empoeirada o nosso coração e nosso espírito vai ficando sujo dos pecados que cometemos no nosso dia-a-dia, e para limparmos nossos corações dessa sujeira temos que viver o Sacramento da Penitência: Confissão.

Para realizarmos uma boa confissão são necessários três passos:
1 - ARREPENDIMENTO: temos toda a certeza que erramos e não deveríamos fazer o que fizemos. Existem três tipos de arrependimento, que são:
1.1 - Humano: estamos arrependidos porque temos medo do castigo que receberemos de alguém. Não adianta para o perdão dos pecados.
1.2 - Imperfeito: Estamos arrependidos porque temos medo do castigo de Deus.
1.3 - Perfeito: Arrependemos-nos motivados pelo amor de Deus. Porque o ofendemos e traímos seu amor.

2 – EXAME DE CONSCIÊNCIA: quando estamos conscientes de nossos pecados. Antes de receber o Sacramento deve-se refletir, em ritmo de oração, tudo o que fizemos desde a última vez que recebemos o Sacramento da Cura.

3 – PROPÓSITO: é quando, saímos do confessionário, decididos de tentar não cometer os mesmos pecados que foram cometidos e que nos arrependemos.

A Penitência não serve apenas para que nasça em nosso coração o arrependimento e a dor por ter pecado. Ela nos ajuda ainda a realizar certos atos exteriores, as obras de penitência, que servem para diminuir a nossa pena do Purgatório, que teremos que pagar antes de irmos para o Céu; serve para dominar nossas más inclinações, nossa concupiscência e também para nos fortificar no bem.

Porque devemos confessar?
Mateus 4, 17 => “Fazei penitência, pois o Reino dos Céus está perto.”. O Pai não cansa de criar meios de nos trazer para Sua presença, Ele se alegra quando um filho que esta distante volta para sua presença e é isto que Ele deseja para todos nós. Durante nossa caminhada as vezes vivemos momentos que nos distanciamos do amor do Pai e pela graça da Confissão nos reconciliamos com o Seu amor e obtemos novamente o Sua graça.


Porque temos que confessar com o Padre?
João 20, 19 – 23 => “Na tarde do dia da ressurreição, apareceu Jesus aos Apóstolos e lhes disse: ‘A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também envio-vos eu.’ Depois destas palavras sopro sobre eles o disse: ‘Recebei o Espírito Santo. A quem perdoares os pecados, lhe serão perdoados, e a quem os retiverdes, lhe serão retidos’.”. Ao nos confessarmos com um Sacerdote praticamos o exercício da humildade de reconhecer os nossos erros e dizê-los a outra “pessoa”, sabemos que no momento da confissão é o próprio Cristo que nos escuta e perdoa através da pessoa do sacerdote, mas muitas vezes para nosso lado humano é difícil para reconhecer esta verdade.


TENTAÇÃO
Enquanto vivermos na Terra estaremos sujeitos à tentação. Deus permite a tentação para que sejamos mais fortes, Ele quer nossa vitória, mas ao mesmo tempo Ele quer que nós saibamos reconhecer nossas fraquezas. O Pai nos ajuda na tentação, se Ele permite que sejamos tentados, Ele também nos dá a graça para vencermos. Devemos assim resistir e invocar o auxilio do bom Pai. Sentir e/ou passar pelas tentações não é pecado, só é pecado quando consentimos as vontades da tentação. A tristeza e o abatimento são os maiores aliados da fraqueza e do mal, por isso, sejamos sempre alegres.


PECADO
Mortal: o pecado mortal é um pecado sobre matéria grave, onde desobedecemos os Mandamentos de Deus ou da Igreja. Para ser mortal, deve haver matéria grave e vontade firme de pecar. O pecado mortal é, ao mesmo tempo, uma terrível desgraça para o homem: rouba-lhe a vida da graça e a amizade de Deus. A pessoa perde todos os méritos que já tinha ganho, passa a merecer a condenação eterna do inferno e os castigos temporais. Enquanto o pecador não se arrepender, estará morto para o céu.

Venial: é o pecado que não nos afasta inteiramente de Deus, mostra certa negligência do nosso amor e serviço de Deus, mas não chega a ser uma grave traição. Esses pecados poder ser perdoados sem a Confissão, bastando rezar um ato de Contrição, pedindo sinceramente perdão a Deus e não querer mais fazer mais aquilo. Eles não acarretam a morte eterna e o inferno, mas não deixa de ferir nossas almas e aumentar o tempo do Purgatório.


EFEITOS DA CONFISSÃO
A pena eterna nos é perdoada. Quando cometemos um pecado mortal, ficamos sujeitos a dois tipos de castigo.
Pena Eterna: é a condenação ao inferno, onde nunca se vê a Deus e onde sente ódio de Deus, de si mesmo e de todos. É perdoada imediatamente quando nos arrependemos dos pecados e recebemos a absolvição deles.
Pena Temporal: é o sofrimento do fogo que queima as almas do inferno. Ainda estamos sujeitos a ela, mesmo quando perdoados da pena eterna. É paga no Purgatório, onde há muito sofrimento no fogo, consolado pela certeza da salvação. É diminuída pelos sofrimentos na Terra, quando nos oferecemos a Deus; pela oração, pela penitência dada pelo Sacerdote após a confissão.



COMO DEVEMOS NOS CONFESSAR


Devemos rezar ao Divino Espírito Santo para que Ele nos ilumine sobre nossos próprios pecados.

Refletimos, procuramos nos lembrar de todos os pecados que cometemos desde a última Confissão.

Devemos nos lembrar do pecado, do número de vezes que o cometemos e de alguma
coisa que possa ter agravado ou diminuído a gravidade do pecado.

Ter respeito, a Confissão é uma cerimônia religiosa, um rito, e não uma conversa com o
Sacerdote. Estamos ali diante de Deus.

Pedimos a benção ao Sacerdote, dizemos quando foi nossa última confissão, e dizemos
todos os pecados.

Não esconder pecados, para não cometer o pecado do sacrilégio ao comungar (os pecados
que dizemos e os pecados que esquecemos são perdoados, mas os pecados que
escondemos por não querer dizê-los não serão perdoados)

Quando terminamos de confessar, ouvimos os conselhos do Sacerdote. Além de termos a
graça do perdão de nossos pecados por Deus através do Sacerdote, ainda recebemos
conselhos de quem é consagrado ao serviço do Reino, e busca a santificação do povo
escolhido (nós).

O Sacerdote, nesta hora, nos dará a penitência, que rezaremos assim que possível, de
preferência logo após a Confissão, em união à Paixão de Nosso Senhor.

Que possamos assim viver neste tempo da Quaresma uma Santa Confissão e vivendo
neste tempo propício a penitência diária para nos prepararmos para o momento mais
importante de nossas vidas: Paixão – Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Que após nos confessarmos possamos sair convictos de que estamos limpos, e que por
mais que grave tenha sido nosso erro Deus nos perdoa e continua nos amando e
acolhendo em Teus braços.

Conduzido por: Juliana Venâncio
Grupo de Jovens Ágape
De Volta ao Primeiro Amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário