Grupo de Jovens Ágape

devoltaaoprimeiroamor@gmail.com, Uberlândia MG, Brazil
Para o Grupo de Jovens Ágape aprender a viver uma vida em comunidade à luz dos valores cristãos, constituindo a unidade e comunhão entre o grupo é o nosso maior propósito...afinal somos mais que participantes do mesmo grupo ou simplesmente amigos... o nosso valor principal é fazer parte de uma família...a família Ágape.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Santíssima Trindade


A Santíssima Trindade e seu mistério são o centro de nossa fé. Devemos adorar a um único Deus, na trindade e na unidade, não confundindo as pessoas e nem as separando... Pai, Filho e Espírito Santo são a mesma essência e estão sempre juntos.

Eles vivem e agem em comunhão. Fazer uma comparação, pode até não ser correto, pois diminui este mistério, mas o fazendo, a Santíssima Trindade seria como o leite com toddy e açúcar, três substâncias diferentes, mas que se juntam e formam uma só, que não se separa.

Deus desde a criação do mundo age em comunhão com o Filho e o Espírito Santo:
“Então Deus disse: ‘Façamos o homem nossa imagem e semelhança’.” Gênesis 1, 26a

Deus Pai ao criar o homem chama as outras pessoas da Trindade – Filho e o Espírito Santo – o Pai fala usa e fala no plural porque Ele não nos faz sozinho, mas em união com os dois. Nós somos a imagem e semelhança da Trindade. As três pessoas são para nós um só Deus, aquEle que é digno de toda honra, glória e louvor.

O Pai é Deus:
“Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos.”
Efésios 4, 6

O Filho é Deus:
“Pois o Pai ama o Filho e mostra-lhe tudo o que faz; e maiores obras do que esta lhe mostrará, para que fiquem admirados.”
João 5, 20

O Espírito Santo é Deus:
“Pedro, porém, disse: ‘Ananias, porque tomou conta Satanás de teu coração, para que mentisses contra o Espírito Santo e enganaste acerca do valor do campo? ... Não foi aos homens que mentistes, mas a Deus’.”
Atos dos Apóstolos 5, 3 – 4b

No batismo de Jesus as três pessoas se fazem presentes:
“Quando todo o povo ia sendo batizado também Jesus o foi. E estando ele a orar, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea, como uma pomba; e veio do céu uma voz: ‘Tu és meu Filho bem – amado, em ti ponho minha afeição’.”
Lucas 3, 21 – 22

Santo Agostinho tentava entender o mistério da Santíssima Trindade, um dia andando na beira do mar pensando neste mistério encontrou uma criança pegando a água do mar e colocando em um pequeno buraco na areia. Santo Agostinho curioso com a cena foi até o menino e perguntou a ele o que ele estava fazendo, a criança respondeu que iria colocar toda a água do mar naquele buraco, Santo Agostinho disse-lhe que isso era impossível e o menino respondeu-lhe: “É mais fácil eu colocar toda essa água aqui, do que você conseguir entender o mistério da Santíssima Trindade.”.

Nós somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme Jesus ordenou a seus apóstolos que fizessem.
“Portanto, ide e fazer discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.”
Mateus 28, 19

As três pessoas estão em perfeita comunhão e união formando um só Deus, o qual nós amamos e adoramos... possuem a mesma natureza, grandeza, sabedoria, bondade e santidade...

PAI (criador): primeira pessoa da Santíssima Trindade (não ver como uma hierarquia) porque Ele é a origem, o Pai não foi criado e nem gerado, Ele sempre existiu... é o principio e o fim (alfa e ômega). Enviou o Seu Filho, Jesus Cristo para nos salvar e assim revelou o amor infinito que Ele tem por cada um de nós seus filhos.

FILHO (redentor / salvador): Ele é gerado do Pai, consubstancial a Ele, da mesma natureza que o Pai, Sua natureza é divina. Jesus tem uma natureza divina e uma humana. Jesus é o Filho perfeito, responsável pela REDENÇÃO/SALVAÇÃO da humanidade.

ESPIRITO SANTO (santificador): procede do Pai e do Filho ao mesmo tempo, personaliza o amor de Deus Pai e de Deus Filho para com os homens. No batismo de Jesus, Ele se manifesta em forma de uma pomba (Lc 3, 21 – 22) e foi plenamente revelado em Pentecostes. O Espírito Santo caminha conosco, Ele é o canal de graça do Pai e do Filho com Seus filhos, é o elo entre o céu e a terra. Estabelece entre Jesus e os fiéis uma comunhão íntima tornando-os um só corpo. No Antigo Testamento Ele falava pelos profetas. O Espírito Santo é responsável pela santificação da Igreja e do mundo com Seus dons.

“A origem eterna do Espírito revela-se em sua missão temporal. O Espírito Santo é enviado aos apóstolos e à Igreja tanto pelo Pai, em nome do Filho, como pelo Filho em pessoa, depois que este tiver voltado para junto do Pai. O envio da pessoa do Espírito após a glorificação de Jesus revela em plenitude o mistério da Santíssima Trindade. A fé apostólica no tocante ao Espírito foi confessada pelo segundo Concílio Ecumênico, em 381, em Constantinopla: ‘Cremos no Espírito Santo, que é Senhor e que dá vida; ele procede do Pai’. Com isso a Igreja reconhece o Pai como ‘a fonte e a origem de toda divindade’. Mas a origem eterna do Espírito Santo não deixa de estar vinculada à do Filho: ‘O Espírito Santo, que é a Terceira Pessoa da Trindade, é Deus, uno e igual ao Pai e ao Filho, da mesma substância e também da mesma natureza... Contudo, não se diz que Ele é somente o Espírito do Pai, mas ao mesmo tempo o Espírito do Pai e do Filho’. O Credo da Igreja, do Concílio de Constantinopla, confessa: ‘Com o Pai e o Filho ele recebe a mesma adoração e a mesma glória’.”

Catecismo da Igreja Católica – 244 e 245
Não cabe a nós querer entender este mistério do nosso Pai (se assim tentar, comece a colocar a água do mar no buraco da areia) e sim nos cabe amá-lo e adorá-lo pelas infinitas provas de amor que Ele nos dá sempre... Amá-Lo como Pai criador que nos deu a vida, como Filho redentor que nos salvou e nos deu a vida eterna, e como Espírito Santo que nos santifica, que nos une plenamente ao Pai e ao Filho, e que abençoa através dEles...

Glória ao Pai Criador... glória a Ele com amor...
Glória ao Filho, Filho da Luz, Glória a Ele Cristo Jesus!
Glória eu digo...Glória eu canto...Glória ao Espírito Santo!

Mariana Borges, Juliana Borges, Antônio Cezar
Grupo de Jovens Ágape
De Volta ao Primeira Amor

Nenhum comentário:

Postar um comentário